Evento realizado Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, levou capacitações gratuitas para o município
Nesta terça-feira (4), cerca de 150 empreendedores e produtores da agricultura familiar de Pedro Gomes marcaram presença no Dia da Oportunidade. Realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento promoveu uma ampla programação gratuita para o público composta por sessão de negócios, feira com empreendedores locais e capacitações gratuitas nas áreas gestão, vendas e atendimento.
Na data, o prefeito de Pedro Gomes, William Fontoura, ressaltou a importância do Dia da Oportunidade para o município e, principalmente, para impulsionar o empreendedorismo. “Estamos muito felizes e consideramos o Sebrae como um grande parceiro, pois tem trazido inovações para a nossa cidade e atuado para integrar os setores público e privado. Nosso grande desafio é melhorar para que a gente possa estar preparado para as novidades que vem chegando e com as capacitações trazidas pelo Sebrae para os nossos empresários, a gente só tem a ganhar. Queremos gerar mais oportunidades para que a cidade evolua e traga progresso para todos os moradores”, destacou o líder do executivo.
Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a principal proposta do evento foi levar conhecimento para fortalecer os empreendedores locais. “Atuamos junto com a prefeitura e instituições parceiras, como o Sindicato Rural, para promover a transformação do município e o Dia da Oportunidade é mais uma ação que tem esse propósito e vem ao encontro com as necessidades dos empreendedores locais. Trouxemos oportunidades para que os pequenos empreendedores se tornem protagonistas e continuem trabalhando em prol da sua empresa. Isso fortalece o comércio local, aumentar a geração de emprego e renda e promover o desenvolvimento do município como um todo”, pontuou Tito.
Entre as autoridades, estiveram presentes no Dia da Oportunidade, o conselheiro do Sebrae/MS e vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (Faems), Nilson dos Santos; o presidente do Sindicato Rural, José Scalabrini; e a secretária de Meio Ambiente e Turismo, Jaqueline Fiqueiredo.
Ações para os empreendedores
Para promover o networking entre os pequenos empreendedores locais e empresas âncoras, a programação do Dia da Oportunidade foi aberta com a Sessão de Negócios que reuniu 17 empresas distintas. O encontro possibilitou o acesso ao mercado e conexões com compradores, como foi o caso de Juliana Moro Trombini, CEO da Fazenda Sou Leve, que pontuou a relevância da ação para as empresas locais. “Uma rodada como essa proporciona para o pequeno, oportunidades de negócio, além disso, há a possibilidade de conhecer empresas que podem se tornar compradoras dentro da própria cidade. Então, é uma grande chance”, expôs a empresária.
Durante o evento, também teve a Feira de Negócios com a participação de produtores da agricultura familiar e empreendedores do município que apresentaram produtos para a comunidade. Entre as expositoras esteve a Dona Neide Simão, proprietária da Chácara Recanto São Miguel Arcanjo, localizada no Assentamento Santa Maria. Especializada em ervas e remédios naturais, ela trouxe para público a produção feita a partir da colheita de casa.
“É uma alegria muito grande participar do Dia da Oportunidade e mostrar para as pessoas o que eu faço. Atualmente, planto ervas como açafrão e manipulo ele para a produção de remédios naturais. Nós já tivemos muita ajuda do Sebrae, por meio de cursos e capacitações, e agora pudemos participar de mais essa ação”, comentou a produtora.
Outra iniciativa importante do evento, foi levar conhecimento para que o empreendedor pudesse se qualificar. Dentre as capacitações, esteve a palestra magna “Protagonismo é a marca de empreendedores de sucesso”, com Lúcia Haracemiv, fundadora e CEO da DNA Vendas – empresa de consultoria especializada em aumento de produtividade em vendas que auxiliou a mais de 700 clientes no Brasil a atingirem resultados positivos.
Além disso, o Dia da Oportunidade também promoveu outras duas palestras com as temáticas “Atendimento como maior diferencial” e “Gestão de tempo e produtividade”. A empresária Lilian Gontijo, proprietária da farmácia Farma Vida, participou de todas as capacitações e expôs a alegria em poder ter acesso ao conhecimento sem sair do município em que vive.
“Moramos no interior e, muitas vezes, quando queremos aprender mais e nos adaptarmos as mudanças de mercado, é preciso buscar informações fora, como cursos em outros municípios ou na modalidade à distância. Então, eu gostei bastante de as palestras terem sido feitas aqui e foi uma grande oportunidade de aprender mais, sem a necessidade de sair de casa”, pontuou Lilian.
O Dia da Oportunidade também trouxe atendimentos tanto para quem já empreende quanto para aqueles interessados em abrir a própria empresa com orientações levadas pelo Sebrae e parceiros, como o Senar/MS e Banco do Brasil. A Prefeitura Municipal disponibilizou serviços por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social, como vacinação e orientações a respeito do programa Bolsa Família.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.