Sebrae/MS e Prefeitura de Dourados realizam ação de incentivo à geração de renda com foco nas mulheres

/ / Dourados

Desenvolver as competências das pessoas é um dos passos que possibilita criar oportunidades de trabalho e de empreendedorismo. Com esse objetivo, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza em Dourados uma iniciativa voltada para capacitar e auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade social a identificarem alternativas de geração de renda para que possam garantir o sustento das famílias.

Chamada “Metodologia das três fases”, a ação teve início no município nessa segunda-feira (23), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com o primeiro encontro do grupo que será acompanhado até 2024. Ao todo, 30 pessoas selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Dourados participam da iniciativa que tem a proposta de resgatar a autoestima, fomentar o desenvolvimento pessoal, e possibilitar a inclusão produtiva, seja por meio do empreendedorismo ou pela conquista de uma vaga no mercado de trabalho.

Como representante do prefeito de Dourados, Alan Guedes, o secretário de municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston José Recalcatti, esteve presente no primeiro encontro do grupo e parabenizou o trabalho de mobilização feito por toda equipe da Secretaria de Assistência Social. Na data, ele pontuou para as participantes a importância de aproveitarem o conhecimento trazido pela metodologia. “Assim como a gestão pública tem trabalhado para que todos nós tenhamos êxito em nossas vidas, hoje, em especial, vocês têm oportunidade de ter um auxílio para conquistar seus objetivos e sonhos. Vocês precisam acreditar e ter disciplina, pois trazemos uma equipe de pessoas que está preocupada em apoiar vocês, para que evoluam”, destacou o secretário.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cleriston Recalcatti, representou o prefeito de Dourados, Alan Guedes, durante o lançamento da iniciativa.

De acordo com o gerente da Regional Sul do Sebrae/MS em exercício, Hitalo Silva, a “Metodologia das três fases” é uma tecnologia social que tem como grande diferencial o acompanhamento do grupo, desde o desenvolvimento pessoal das participantes, até a parte técnica e o ingresso no mercado de trabalho ou no mundo do empreendedorismo. “Hoje é o início de uma sequência de oficinas e capacitações que tem como objetivo trazer independência e empoderamento para essas mulheres. Iremos oferecer apoio para que elas recebam conhecimento e tenham condição de encontrar alternativas de renda para a construção de um futuro melhor com o sustento garantido das famílias”, afirmou Hitalo.

Representando a secretária municipal de Assistência Social, Daniela Hall, a diretora da Proteção Social Básica, Nilza Jesus dos Anjos, destacou que as mulheres escolhidas para participar da metodologia, já são atendidas por diversos programas desenvolvidos nos sete CREAS, como o Viva Mulher e a Casa da Acolhida, e esta ação trazida por meio do programa Cidade Empreendedora irá corroborar com esse trabalho que visa trazer inclusão produtiva desse público como um caminho para a independência financeira.

“Quando fazemos um estudo qualificado de casos de violência contra mulher, um dos fatores apontados para que elas fiquem naquela condição é a questão financeira, porque elas dependem dos companheiros e às vezes têm crianças pequenas e pensam que não têm condições de sair de casa. Por isso, um dos eixos da Assistência Social é garantir a inclusão produtiva, porque com ela são adquiridas conquistas importantes como o empoderamento feminino e a autonomia de renda”, exemplificou a diretora.

Em Dourados, a aplicação da metodologia também conta com o apoio do Sicredi. As mulheres que se destacarem nas oficinas e optarem por empreender irão receber um suporte financeiro vindo da instituição. A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi, Mirtes Moreno, apresentou o apoio às participantes como um estímulo para que o grupo seja perseverante. “Diante das dificuldades que surgirem, a persistência poderá concretizar o sonho de vocês, o sonho da liberdade financeira conquistada por meio do autoconhecimento e da informação. Este é o momento, não desistam desta oportunidade e quando chegarmos ao final, vamos entregar a semente para que vocês possam plantar o futuro”, motivou Mirtes.

Mulheres já atendidas pela Secretaria de Assistência Social de Dourados foram selecionadas para participar da metodologia.

Para as mulheres que participam da metodologia, a iniciativa vem como uma ferramenta importante para auxiliá-las na construção de uma nova vida. Maria Claudia de Assis Aliendre, por exemplo, resgatou recentemente o sonho, que estava guardado há 26 anos, de comercializar lanches, e colocou em atividade a Senhora Hotdog, atualmente, atendendo com o carrinho de cachorro-quente em frente à casa onde mora, no Parque do Lago. Com a participação na “Metodologia das três fases”, ela pretende avançar na gestão financeira, que percebe ser um ponto que precisa de mais atenção no seu negócio, e quer aprender a implantar o sistema de delivery.

“Quero crescer e quero administrar. A minha expectativa é de que esse curso será um divisor de águas na minha vida. Hoje estou conseguindo sair de uma depressão e me enxergar como mulher, como empreendedora, antes eu não tinha essa visão, e hoje estou entendendo que sou uma mulher empreendedora. Estou tirando o sonho da gaveta, então quero aprender e o Sebrae proporciona isso”, disse Maria Claudia.

A decisão de buscar apoio especializado também foi tomada por Cinthia Maldonado, que desde 2018 participa de ações do Sebrae, é proprietária da “Garagem encantada do chocolate”, focada em brigadeiros para eventos infantis e adultos, e está na “Metodologia das três fases” para crescer ainda mais. “Eu falo que o Sebrae é a minha segunda casa, foi onde vi meu potencial. No Sebrae foi onde me descobri como mulher que pode, que consegue. Hoje meus sonhos não estão tão longe quanto eu achava que estavam, por isso eu penso que se eu correr atrás do que eu quero, buscar qualificação, buscar conhecimento, vou chegar mais longe. Olhando para cinco anos atrás, eu me sinto grande, mas eu quero crescer mais e esse curso vai me proporcionar algo que vai superar minha expectativa”, desejou Cinthia.

O lançamento da “Metodologia das três fases”, em Dourados, também contou com a presença da coordenadora do CREAS, Regina Helena de Alencar, e da coordenadora do programa Família Acolhedora, Shirley Zarpelon. Além do Sicredi, outra instituição parceira da iniciativa em Dourados é a Associação Comercial e Empresarial (ACED).

Fomento à inclusão produtiva

Para auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional das participantes, a “Metodologia das três fases”, como o próprio nome diz, traz três etapas de atuação: desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de renda. A primeira fase é voltada para desenvolver o potencial, a confiança e a autoestima das participantes, bem como as competências e aptidões de cada uma. Depois disso, na segunda etapa, são promovidas qualificações profissionais e de empreendedorismo, para que elas obtenham conhecimento e se preparem para o futuro. Já na terceira e última fase, são oferecidas mentorias e consultorias individuais para apoiá-las a começarem a trabalhar, seja em um emprego ou como empreendedoras.

A iniciativa faz parte do eixo “Cidade Inclusiva”, uma das principais estratégias escolhidas pela Prefeitura Municipal ao renovar a parceria com o Sebrae/MS para a execução do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora. Além de gerar oportunidades de aquisição de renda por meio do empreendedorismo ou inserção no mercado de trabalho, a vertente também traz outras ações que tem como propósito a inclusão produtiva como o fortalecimento das organizações, como Associação Comercial e Sindicato Rural, de modo a fomentar o empreendedorismo e formar uma rede de apoio.

Grupo participa de uma série de oficinas voltadas para trabalhar tanto o desenvolvimento pessoal quanto técnico.

No total, juntamente com Dourados, 13 Cidades Empreendedoras são contempladas por esse tipo de iniciativa: Bandeirantes, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Terenos, Jaraguari, Porto Murtinho, Camapuã, Costa Rica, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

Em Mato Grosso do Sul, o programa Cidade Empreendedora visa, principalmente, a promoção do desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Além dos municípios já citados, também são atendidas pela iniciativa no estado, as seguintes cidades: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Caarapó, Chapadão do Sul, Coxim, Deodápolis, Inocência, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo e São Gabriel do Oeste.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.