Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura, leva formação no âmbito de liderança para Ribas do Rio Pardo

/ / Ribas do Rio Pardo

Por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo, o Sebrae/MS promoveu uma formação no âmbito da liderança voltada para auxiliar na melhoria da atuação dos participantes enquanto dirigentes de equipes, além de promover a conexão desses atores em prol do desenvolvimento do município. A formação, teve início em fevereiro deste ano, e encerrou nessa segunda-feira (11), na sede do Centro Social Brasil Criança Cidadã. A aplicação do último módulo foi marcada pela entrega de certificados.

Voltada para gestores e representantes da sociedade civil, a metodologia “Leme da Liderança Cívica é composta por quatro etapas formativas em que os participantes aprendem sobre os processos de liderança e como eles impactam nos resultados alcançados. Além disso, são apresentadas estratégias para fortalecer a gestão participativa, posicionando o líder como um agente catalisador de mudanças na comunidade local.

De acordo com analista-técnico do Sebrae/MS Márcio Ohashi, a formação também aborda temas como administração de conflitos e fornece ferramentas capazes de auxiliar o líder no planejamento e definição de estratégias para a implementação de melhorias. “Nosso intuito é formar líderes engajados e fazer com que a atuação dos servidores municipais seja cada vez melhor para que eles possam promover mudanças significativas no local onde vivem, envolvendo a comunidade e fomentando o desenvolvimento local”, destacou Márcio.

Quem participou da capacitação como a assistente social, Jaqueline Arimura, ressaltou a importância do conhecimento adquirido. “Participar do Leme da Liderança foi uma experiência marcante para todos nós participantes, como líderes de equipes, foi um divisor de águas para considerarmos nossos comportamentos, mudanças de paradigmas e novas ações diante dos grupos que lideramos. Agradeço a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo e ao Sebrae/MS pela oportunidade”, expressou Jaqueline.

Capacitação trouxe conhecimento de forma prática e estimulou o trabalho em grupo.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Além de apoiar os empreendedores para que eles possam se fortalecer e atuar na melhoria do ambiente de negócios, o programa também possui como vertente de trabalho a formação de gestores públicos, de modo a auxiliar a gestão municipal a tornar os processos mais céleres e eficientes, além de implementar inovações.

Aliado a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo. Nesse contexto, a Liderança é um dos eixos trabalhados pelo programa com iniciativas voltadas para estimular a formação de líderes engajados que consigam melhorar o perfil que possuem e atuem para mobilizar pessoas a despertar o potencial delas para atuação em prol do desenvolvimento de toda a comunidade e, consequentemente, do município. O Leme da Liderança Cívica é uma das capacitações levadas para os municípios que possuem esse propósito.

Junto com Ribas do Rio Pardo, outros 35 municípios também fazem parte do programa em Mato Grosso do Sul: Amambai, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Água Clara, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.