Licitação e sustentabilidade nas compras públicas foram temas de oficinas em Chapadão do Sul

por Administrador / quinta-feira, 21 março 2019 / Publicado em Chapadão do Sul

Boas práticas em compras governamentais realizadas pelos municípios devem se adaptar cada vez mais ao conceito de compras sustentáveis, que engloba práticas de transparência e sustentabilidade, ambiental e social. Duas oficinas que aconteceram nesta segunda (18) e terça-feira (19), em Chapadão do Sul, trouxeram conhecimento para os servidores públicos referente ao pregão, o sistema de registro de preços e sustentabilidade nas compras públicas.

Essas ações fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, para aceleração o desenvolvimento econômico focado em um segmento potencial. A capacitação tanto de compradores como de fornecedores integra o eixo estratégico Comprando dos Pequenos Negócios, que tem como objetivo aumentar a circulação de dinheiro no mercado local, reconhecendo a Prefeitura como parceira do empresário.

O consultor do Sebrae/MS, Fábio Fonseca, mostrou como as compras governamentais dos pequenos negócios, em especial da agricultura familiar, podem mudar a realidade da cidade. “Foram finalizadas as capacitações voltadas para a equipe da Prefeitura e o próximo passo é a fase de capacitação de fornecedores”, afirmou. Pelo menos 15 servidores participaram das capacitações.

A secretária adjunta de administração do município, Raquel Tortelli, participou das oficinas e destacou que foram repassadas informações para colocar em prática o que diz o texto da Lei. “Isso auxilia os servidores a trabalhar melhor conforme é descrito, oferecendo oportunidades ao segmento dos pequenos negócios em favor desse processo de desenvolvimento. Além disso, eles passam a conhecer os demais departamentos referentes às compras”, afirmou.

Cidade Empreendedora

O programa está dividido em oito abordagens que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/

Por: Nayara Tiago com informações da Assecom Prefeitura de Chapadão do Sul

  • Tweet

Assuntos Relacionados

Avanços da Agricultura Familiar foi pauta de reunião com gestores e produtores de Chapadão do Sul
Sebrae e Prefeitura de Chapadão do Sul promovem 2º Workshop “Ecossistema de Inovação” na cidade
Chapadão do Sul conscientiza comunidade sobre resíduos sólidos e sustentabilidade

Notícias Recentes

  • Sala do Empreendedor de Selvíria ganha novo layout e é reinaugurada pelo Sebrae/MS e prefeitura

    Promovida por meio do programa Cidade Empreende...
  • Dia da Oportunidade em Selvíria reúne empreendedores e produtores da agricultura familiar

    Evento gratuito é realizado no município pelo S...
  • Empresa local vence pregão após prefeitura priorizar pequenos negócios chapadenses em edital

    O sucesso da estratégia adotada com o apoio do ...
  • Em Porto Murtinho, Sebrae/MS promove oficinas para auxiliar empresários a melhorarem o negócio

    Empreendedorismo, vendas, precificação e finanç...
  • Sebrae/MS promove oficina de inovação a gestores de Batayporã

    Realizada por meio do programa Cidade Empreende...

© 2015. All rights reserved. Buy Kallyas Theme.

TOPO