Reunião aborda avanços e desafios da gestão pública e produtores na agricultura familiar em Maracaju

por Administrador / sexta-feira, 19 julho 2019 / Publicado em Maracaju

Encontro foi mediado pelo Sebrae e faz parte do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura e o Sebrae/MS

Por: Nayara Tiago

Melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio das compras públicas e a ampliação do mercado de comercialização, com aperfeiçoamento da produção, serviços e renda, de forma sustentável.

Para discutir os principais avanços e desafios dessa área, agricultores familiares e gestores públicos de Maracaju reuniram-se na quinta-feira (18), envolvendo todos os departamentos que fazem parte do processo de sustentação para aquisição dos produtos que compõe a Merenda Escolar, os projetos da Assistência Social e Saúde.

O encontro foi mediado pelo Sebrae e faz parte do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Maracaju e o Sebrae/MS, que visa melhorar o ambiente de negócios e o desenvolvimento econômico local.

Onde avançamos e onde podemos melhorar. Com essa tônica a reunião mostrou tanto para o produtor como para os gestores públicos, os avanços de produção, erros e o que pode ser feito para melhorar ainda mais os programas e as compras públicas.

Para o consultor especialista em compras públicas do Sebrae, Luís Cesar Pivovar, o planejamento com todos os setores envolvidos facilita para pontuar as dificuldades de ambos e, dessa forma, planejar, readequar e pensar já no próximo ano de trabalho. “Isso só é possível com envolvimento do setor público e sociedade”, afirmou.

Maracaju já evoluiu muito. Pivovar citou a compra dos produtores para Secretária de Assistência Social e Saúde, que anteriormente só era realizada por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Agora são mais 200 mil no ano de incremento.

Pivovar, disse ainda que Maracaju e os pequenos produtores vão crescer ainda mais com essa organização e união, além da abertura de novos mercados, até mesmo os atacadistas. “Esse é um mercado mais exigente e o pequeno tem que estar preparado”, falou.

Cidade Empreendedora

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do Cidade Empreendedora e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou ainda pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

  • Tweet

Assuntos Relacionados

Cidade Empreendedora realiza encontro sobre plano de compras da Agricultura Familiar em Maracaju
Alimentação saudável equilibra cardápio de merenda escolar de Maracaju
Cidade Empreendedora: Atividades do eixo Educação Empreendedora iniciam em 17 municípios

Notícias Recentes

  • Sebrae/MS promove workshop para empresários de Costa Rica sobre liderança

    Evento abordou temas pertinentes ao mercado atu...
  • Em Dourados, Dia da Oportunidade promove capacitações e palestra-show com ilusionistas

    Realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa ...
  • Programa Riquinho: Estudantes participam de visita técnica à cooperativa de reciclagens

    Iniciativa desenvolvida em Costa Rica por meio ...
  • Prefeitura de Nova Andradina investe 1,2 milhão em itens da agricultura familiar com apoio do Sebrae

    Por meio do programa Cidade Empreendedora, equi...
  • Com capacitações e palestra-show com ilusionistas, Dia da Oportunidade é realizado em Jardim

    Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa ...

© 2015. All rights reserved. Buy Kallyas Theme.

TOPO