Plano de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde é composto por 26 ações que irão ajudar na transformação do município

por Filipi Yamashita / sábado, 20 novembro 2021 / Publicado em Rio Verde de Mato Grosso

Lançado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora

Na noite desta sexta-feira (19), o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade que inclui ações de melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento local. A iniciativa foi elaborada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde marco deste ano. Na data, o documento foi apresentado ao público pelo prefeito em exercício de Rio Verde de Mato Grosso, Réus Fornari, junto com o consultor do Sebrae/MS, Idevaldo Garcia.

De acordo com Fornari, o plano é importante para auxiliar a administração pública a agir de forma mais assertiva e trazer, ainda mais, resultados para a cidade. “Com o Plano de Desenvolvimento Econômico será possível organizar o município para que tenhamos um crescimento ordenado. O Cidade Empreendedora vem ao encontro de tudo aquilo que a nossa administração busca, queremos organizar a cidade, de modo a beneficiar todos os segmentos, para que a gente caminhe rumo ao desenvolvimento. Isso é muito importante para Rio Verde e para a nossa população”, destacou o prefeito.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a entrega feita, por meio do programa Cidade Empreendedora, irá auxiliar na transformação do município. “Rio Verde é o portal do Pantanal e possui muitas oportunidades. Temos o início da industrialização, a atividade agrícola passou a ser desenvolvida na região, recentemente houve a inserção da suinocultura, então, estamos em um momento de transformação. Rio Verde precisa olhar para o futuro e o plano vem como um instrumento importante para esse processo. É uma entrega feita, junto com o Sebrae, que, mais uma vez, cumpre o seu papel. As ações do plano irão fortalecer os pequenos negócios, gerar emprego, qualidade de vida para as pessoas, e o desenvolvimento tão sonhado por todos”, ressaltou Jaime.

O Plano de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde é composto por 26 ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, fazer com que a população compra mais do comércio local, aumentar a autoestima dos moradores, transformar desemprego em empreendedorismo, atrair novos empreendimentos, promover a inovação na gestão pública, além de alavancar a área do turismo. A secretária de desenvolvimento de Rio Verde, Luciene Brandão Magalhães, pontuou que as iniciativas foram pensadas de forma conjunta. “Foi um plano construído por várias mãos, tivemos a participação do poder público, do Sebrae, de representantes de vários setores e da sociedade civil organizada. Todos ajudaram a pensar, realmente, nas iniciativas necessárias para promover o desenvolvimento de Rio Verde”, expôs a secretária.

As ações elencadas no plano irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora em Rio Verde, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve análises e entregas estratégicas para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. De acordo com o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente no município para ajudar a promover o desenvolvimento.

“O Cidade Empreendedora visa transformar a realidade do município e, por meio dele, trouxemos para Rio Verde iniciativas que têm esse propósito. Com uma escuta qualificada, nós ouvimos o poder público, as lideranças locais, como Sindicato Rural e Associação Comercial, e foi possível construir um conjunto de ações que vem ao encontro do que toda a sociedade rio-verdense espera. A gente está trabalhando para a transformação da economia ao abordar áreas como turismo, comércio, gestão pública e educação empreendedora. Esperamos que, junto com o Sebrae, cada rio-verdense se envolva nesse processo e tenha o anseio de ser protagonista e se tornar o grande responsável por essa transformação”, comentou Tito.

Na data, também estiveram presentes durante o Lançamento do PDE, o presidente em exercício da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS) e conselheiro do Sebrae/MS, Fernando Ribeiro Martins; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Verde (ACERV), Douglas Rodrigues; presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Severino José da Fonseca; a presidente da Câmara Municipal, Cleisymara Paes de Souza Milleo; assessor logístico da Semagro, Lúcio Lagemann; e diretor presidente da Cooasgo, Sérgio Luiz Marcon.

Melhorias para a Sala do Empreendedor

Além da apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico, durante o evento o Sebrae/MS também entregou para a Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso um kit para a Sala do Empreendedor composto por dois notebooks, camisetas e um Memorial Descritivo que apresenta um novo layout para o espaço.

Com a proposta de transformar a Sala do Empreendedor em um ambiente cada vez melhor para atender os empresários locais, o projeto será executado a partir desta entrega e a inauguração está prevista para o próximo ano. O local desempenha o papel de apoio ao comércio local, com atendimento voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

  • Tweet

Assuntos Relacionados

1º Desafio Estadual das Merendeiras reúne profissionais de 21 munícipios Cidade Empreendedora
Produtores da agricultura familiar de Rio Verde participam de oficina sobre prevenção de doenças
Etapa municipal do Desafio de Merendeiras é realizada em Rio Verde de Mato Grosso

Notícias Recentes

  • Programa Riquinho: Estudantes participam de visita técnica à cooperativa de reciclagens

    Iniciativa desenvolvida em Costa Rica por meio ...
  • Prefeitura de Nova Andradina investe 1,2 milhão em itens da agricultura familiar com apoio do Sebrae

    Por meio do programa Cidade Empreendedora, equi...
  • Com capacitações e palestra-show com ilusionistas, Dia da Oportunidade é realizado em Jardim

    Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa ...
  • Com capacitações e mostra de inovação, Dia da Oportunidade é realizado em Terenos

    Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa ...
  • Dia da Oportunidade em Corumbá reúne empreendedores e produtores da agricultura familiar

    Evento gratuito é realizado no município pelo S...

© 2015. All rights reserved. Buy Kallyas Theme.

TOPO