Alunos de escolas municipais de Corumbá expõem produtos desenvolvidos em sala de aula

por Amanda Maia / quinta-feira, 02 dezembro 2021 / Publicado em Corumbá

Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Nos dias 18, 25, 26 e 30 novembro e 2 de dezembro, foi realizada a Feirinha do JEPP em nove Escolas Municipais de Corumbá. Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez em Corumbá, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Nas nove escolas de Corumbá, 2.937 alunos participaram do projeto e mais de 90 professores foram capacitados.

Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Entre as escolas que participaram do projeto estão a Escola Municipal Caic Padre Ernesto Sassida, Escola Municipal Sede Delcídio do Amaral e Extensão, Escola Municipal José de Souza Damy, Escola Municipal Clio Proença, Escola Municipal Rachid Barbauil, Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, Escola Municipal Ângela Maria Pérez, Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues e Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros.

Segundo a professora da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, Fernanda Maria o projeto despertou o espírito empreendedor dos alunos. “Eles traçaram um objetivo a partir daquilo que foi proposto, eles começaram a trabalhar em regime de colaboração, cada qual com a sua função determinada, mas com o mesmo objetivo e a mesma meta. Eles passaram a contribuir positivamente uns com os outros e viram que o negócio estava dando certo, o planejamento proporcionou um bom retorno para essa equipe e eles se viram capazes de tocar uma empresa”, disse Fernanda.

Para a estudante da Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues, Caroline de Carvalho, colocar os conhecimentos em prática foi a essencial. “Eu gostei muito do projeto, os professores nos incentivaram bastante a desenvolver os nossos produtos. Eu trabalhei com a eco papelaria e achei super interessante, é uma prática simples e sustentável, além de movimentar a economia”, completou Caroline.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.

  • Tweet

Assuntos Relacionados

Cidade Empreendedora: Atividades do eixo Educação Empreendedora iniciam em 17 municípios
1º Desafio Estadual das Merendeiras reúne profissionais de 21 munícipios Cidade Empreendedora
Por meio do eixo Educação Empreendedora, 19 mil estudantes são atendidos com metodologia de ensino sobre empreendedorismo

Notícias Recentes

  • Sebrae/MS promove workshop para empresários de Costa Rica sobre liderança

    Evento abordou temas pertinentes ao mercado atu...
  • Em Dourados, Dia da Oportunidade promove capacitações e palestra-show com ilusionistas

    Realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa ...
  • Programa Riquinho: Estudantes participam de visita técnica à cooperativa de reciclagens

    Iniciativa desenvolvida em Costa Rica por meio ...
  • Prefeitura de Nova Andradina investe 1,2 milhão em itens da agricultura familiar com apoio do Sebrae

    Por meio do programa Cidade Empreendedora, equi...
  • Com capacitações e palestra-show com ilusionistas, Dia da Oportunidade é realizado em Jardim

    Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa ...

© 2015. All rights reserved. Buy Kallyas Theme.

TOPO