Cerca de 120 pessoas, entre empresários e jovens, de 15 a 18 anos, participaram do 2º Vibe Lab, na noite dessa quarta-feira (19), no Museu Interativo, em Costa Rica. Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento apresentou para o público as potencialidades que Costa Rica possui para se tornar um ambiente inovador e as oportunidades de negócio nessa área envolvendo, principalmente, novas tecnologias.
Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, a ação se faz relevante por trazer para os empresários e para os jovens o que está em alta na área de inovação e sensibilizá-los para o tema. “É mais uma iniciativa de sucesso em parceria com Sebrae. Nesta etapa, os participantes puderam explorar conceitos da cultura maker e aprender sobre o potencial da inovação para o futuro”, destacou o líder do executivo.
De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Juliana Barros, o 2º Vibe Lab também teve a proposta de fomentar a criatividade e o pensamento inovador, com a exposição de projetos desenvolvidos por estudantes da Rede Municipal de Ensino, como a criação de foguetes, além da realização de oficinas sobre “Marketing digital e vendas” e “Inovação empreendedora”.
“Nesta segunda edição, trouxemos uma programação diferenciada, com uma mostra de projetos desenvolvidos pelos jovens como uma forma de fazer os participantes vivenciarem novas ideias, além de participarem de oficinas voltadas para a área da inovação com o foco no empreendedorismo e ambiente digital”, ressaltou.
Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Almeida, a iniciativa foi importante para sensibilizar os jovens para o tema da inovação e apresentar para eles possibilidades de carreira. “Essa parceria com o Sebrae provoca nos nossos estudantes o espírito inovador e a criatividade para desenvolver vários projetos, o que os levará para um futuro melhor”, pontuou.
Com diversas possibilidades de inovar e empreender, o 2º Vibe Lab reuniu diferentes públicos, incluindo os empreendedores de Costa Rica. Uma das participantes foi a empresária Cleide Souto Ferreira, que pode conhecer no evento alternativas para melhorar o se negócio e vender mais.
“Trabalho com aromatizantes e confecciono doces. Achei muito importante a iniciativa da palestra para os jovens que serão futuros empreendedores. Eu estou sempre ensinando as minhas filhas a vender e trabalhar com produtos de qualidade, e a palestra de hoje mostrou como fazer a diferença na divulgação e na organização de seus trabalhos, e pensar nas opiniões dos clientes”, salientou.
Cidade Empreendedora
O 2º Vibe Lab é mais uma iniciativa realizada em Costa Rica, por meio do programa Cidade Empreendedora – executado no município desde 2021, em uma parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura Municipal. A iniciativa visa a promoção do desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios e, em 2023 e 2024, durante o ciclo Expansão, esse trabalho foi feito a partir de dois eixos principais: “Cidade + Competitiva”, voltado para a área de marketing territorial, inteligência, gestão e políticas públicas, e o “Cidade Inclusiva” com o foco na promoção de geração de renda para a população seja por meio de ingresso no mercado de trabalho ou empreendedorismo.
O programa se encerra em Costa Rica em 2024 e, além do Vibe Lab, já foram realizadas capacitações com pequenos empreendedores locais para que pudessem melhorar processos e utilizar as novas tecnologias a favor do negócio. Para mais informações sobre o Cidade Empreendedora os interessados podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/MS, por meio do número 0800 570 0800, ou acessar o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.