Sebrae realiza Sessão de Negócios na Showtec 2023 para unir grandes empresas e pequenos empreendedores

/ / Caarapó, Dourados, Maracaju, Rio Brilhante

Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, ação contou com a presença da Atvos e Inpasa, e reuniu empreendedores de quatro municípios de MS

Nessa quinta-feira (25), o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou, em Maracaju, uma Sessão de Negócios voltada para conectar empresa âncora da região com pequenos empreendedores de quatro municípios. A ação fez parte da programação da Showtec 2023 – evento de destaque no setor agropecuário, com foco em apresentar tecnologias e informações relevantes de forma direta e aplicável aos produtores rurais e agentes do agro brasileiro, especialmente, na região Centro-Oeste.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Hugo Bittar, a iniciativa busca promover a integração entre os empreendedores e aprimorar o desempenho dos pequenos negócios. “O propósito dessa ação é aproximar os pequenos empreendedores das grandes empresas, que possuem maior poder de compra. Essa conexão possibilita o aumento da competitividade de toda a cadeia produtiva e o desenvolvimento do território”, declarou.

Realizada na Showtec 2023, Sessão de Negócios possibilitou a intergação entre grandes empresas e pequenos empreendedores

O encontro reuniu 27 pequenos negócios de Maracaju, Rio Brilhante, Dourados e Caarapó, com o objetivo de incentivar o encadeamento produtivo na região. Todos os municípios são atendidos pelo Sebrae/MS por meio do programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa realizada em parceria com as administrações municipais, que visa promover o desenvolvimento local por meio do fortalecimento dos pequenos negócios. A área de Conexão Corporativa é uma das principais vertentes de atuação do programa.

As empresas âncoras convidadas para o evento foram a Inpasa, especializada na produção de etanol de milho e outros produtos derivados do cereal, e a Atvos, empresa do setor sucroenergético, que se dedica à produção de açúcar, etanol e energia elétrica. Ao todo, foram realizadas, pelo menos ,150 reuniões entre as empresas, resultando em bons negócios, de acordo com relatos dos empreendedores participantes.

Rangel Oliveira, Encarregado de Suprimentos na Inpasa Agroindustrial, destacou a importância desse encontro promovido pelo Sebrae/MS em parceria com o programa Cidade Empreendedora. “Para nós, da Inpasa, é muito gratificante participar desse evento, pois estamos em busca de novas oportunidades e parcerias. Desde o primeiro momento, estabelecemos o compromisso de nos desenvolvermos junto ao Sebrae, e estamos gostando bastante do evento, que está organizado e perfeito”, afirmou Oliveira.

Jean Paulo Mendes de Queiroz, responsável pela administração de contratos na Atvos, ressaltou a relevância do evento como uma oportunidade de repassar conhecimentos e aprender com outros participantes. “A gente repassa os conhecimentos e tem muito aprendizado também. Fora as grandes possibilidades de parcerias que a gente pode encontrar aqui. Então, muito produtivo”, afirmou Queiroz.

Lucenir Ribeiro, representante da Comercial Oshiro Tintas, destacou que a Sessão de Negócios possibilitou, principalmente, o networking e a identificação de novos mercados, já que a comercialização de tintas traz muitas possibilidades. “É muito interessante descobrir novos segmentos nos quais podemos atuar. Achávamos que nosso ramo se limitava apenas a residências e afins. Mas durante as conversas aqui, percebemos que as tintas são essenciais em praticamente todos os ambientes”, comentou Ribeiro.

Cidade Empreendedora

Maximizar as oportunidades geradas por grandes empreendimentos presentes na região e conectar empresas âncoras com as pequenas empresas locais é uma das atuações do programa Cidade Empreendedora em Maracaju. A partir deste ano até 2024, o município pertence ao ciclo Expansão e é acompanhado pelo Sebrae/MS, com iniciativas que visam gerar novas oportunidades de negócio e o fortalecimento das cadeias produtivas, possibilitando o crescimento sustentável da economia.

A Sessão de Negócios promovida durante a Showtec 2023 foi uma das ações levadas para o município com esse propósito. A ação foi o primeiro passo para um trabalho de encadeamento produtivo, pois as empresas presentes serão convidadas a participar de um Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), quando os empreendedores terão a oportunidade de aprimorar habilidades, processos e produtos, tornando-se fornecedores qualificados e competitivos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.