Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, iniciativa também recebe apoio do Sicredi
O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul e o Sicredi lançaram o segundo ano do projeto Recicla Verdinho no município, uma iniciativa voltada para a conscientização das crianças sobre a importância da reciclagem e da preservação ambiental, além de promover o consumo de alimentos saudáveis oriundos da agricultura familiar. A iniciativa foi apresentada para a sociedade, no sábado (3), na Feira do Produtor Antenor Ferreira Maciel.
O projeto Recicla Verdinho está no segundo ano de execução e já conta com a participação de 1.200 alunos das Escolas Municipais Adenisaldo Araújo de Rezende e Iris Brunetto. Por meio da ação, os estudantes podem trocar materiais recicláveis, como garrafas pet e outros recipientes de plástico, pela moeda social “verdinho”, uma nota simbólica com valor equivalente a R$ 1,00 cada, que pode ser utilizada para aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar disponíveis na feira da cidade, incentivando assim o consumo consciente e apoiando os agricultores locais.
O prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, ressaltou a importância do projeto Recicla Verdinho que aborda tanto questões ambientais quanto o desenvolvimento sustentável da comunidade. “Nosso objetivo é triplicar, até quadruplicar, o valor arrecadado. Este projeto é de suma importância para o município, pois está alinhado com nossa visão de investir de forma sustentável os recursos públicos. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, retiramos materiais recicláveis do ambiente e economizamos nos custos de coleta e transporte do lixo reciclável. Outro aspecto relevante é a valorização da agricultura familiar, já que as crianças têm a oportunidade de levar para casa alimentos saudáveis diretamente da produção local”, pontuou.
De acordo com Humberto Dionísio, analista-técnico do Sebrae/MS, o Recicla Verdinho desempenha um papel fundamental ao proporcionar às crianças não apenas conhecimento sobre preservação ambiental, mas também ao estimular o engajamento da comunidade em questões como reciclagem e consumo consciente. “Ao envolver as crianças nessa temática socioambiental, estamos contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento sustentável local”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Nova Alvorada do Sul, Elisméia de Lima, lembrou que no ano passado, o projeto teve uma versão piloto para avaliar seu impacto, e os resultados foram positivos. Com base nessa experiência, a equipe decidiu expandir o Recicla Verdinho neste ano. “Decidimos ousar e envolver mais crianças e uma escola maior no programa”, afirmou Elisméia. Um dos aspectos mais importantes das preparações para as crianças é explicar o impacto positivo que elas têm no meio ambiente, ao contribuírem para os catadores de materiais recicláveis e para os produtores da agricultura familiar. “Os produtores estão a cerca de 60 quilômetros de distância do centro consumidor, e ao trazerem produtos de qualidade, eles favorecem uma alimentação saudável e geram renda nas áreas rurais”, destacou.
Para a secretária municipal de educação de Nova Alvorada do Sul, Ângela Rezende, o valor significativo do projeto e o engajamento de toda a comunidade escolar fez a diferença para o sucesso da iniciativa. “No ano passado, tivemos nossa primeira experiência com o Recicla Verdinho, e agora estamos no segundo ano com mais experiência. Este projeto é verdadeiramente maravilhoso, pois vai além de abordar questões ambientais e ensinar as crianças sobre reciclagem. Ele também trata da importância da alimentação saudável, permitindo que as crianças adquiram produtos provenientes da agricultura familiar na feira”, expôs a secretária.
Resultados alcançados
Na cidade de Nova Alvorada do Sul, 300 alunos das Escolas Municipais Adenisaldo Araújo de Rezende e Iris Brunetto participaram ativamente do programa Recicla Verdinho. Até o momento, mais de 25.450 embalagens recicláveis deixaram de ser descartadas de forma inadequada. Todo o material reciclável arrecadado foi doado para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopernas).
Sandra Andrade, diretora da Escola Municipal Adenisaldo Araújo de Rezende, destacou o sucesso do projeto e a importância da parceria para conscientizar a comunidade e os alunos sobre educação financeira, alimentação saudável e educação ambiental. “O ano passado foi o início do projeto e trabalhamos apenas com os quartos anos. Agora, neste ano, expandimos para todos os anos”, disse.
O valor dos produtos fornecidos às crianças é repassado aos produtores pela cooperativa Sicredi. No total, foram distribuídos “verdinhos” entre os seis pequenos produtores rurais que participam do projeto, fortalecendo a economia local e promovendo a sustentabilidade. Ataide dos Santos Martins, produtor rural residente no assentamento Sucesso, localizado no município de Nova Alvorada do Sul, falou do impacto positivo que a iniciativa tem gerado tanto para o meio ambiente quanto para a comunidade local.
“O ano passado foi uma maravilha, e este ano está sendo um sucesso. Aqui, desde o início, já foram coletadas 25 mil reciclagens, e já estamos percebendo a diferença em nosso trabalho. Muitas crianças já vieram trocar seus Verdinhos, e todos estão felizes. Com isso, estamos sendo abençoados em conjunto”, concluiu o produtor.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.