Em torno de 200 pessoas participaram do Empreenda Hoje, na manhã desta quinta-feira (27), no Clube Benedito Coutinho, em Nova Alvorada do Sul. Promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, e contou com o apoio da Fundação do Trabalho (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, e trouxe cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho.
De acordo com o prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, as ações trazidas pelo Cidade Empreendedora e o empenho dos servidores municipais para a execução do trabalho em conjunto com o Sebrae, foram fundamentais para alavancar e economia local e fortalecer os empreendedores. O programa é executado no município desde 2021 e se encerra neste ano com grandes conquistas alcançadas.
“Buscamos dar oportunidade e condições para que todos os setores, como indústria, agricultura familiar e comércio, pudessem crescer e hoje vemos os resultados que os investimentos feitos pela Prefeitura, com a contrapartida do Sebrae, produziram na cidade. Os recursos gerados passaram a ficar no nosso município através das contratações das compras públicas junto às empresas locai, e com os pequenos negócios sendo fornecedores das grandes empresas e da comunidade. Assim, conquistamos a união dos elos da cadeia produtiva e Nova Alvorada do Sul conseguiu subir de patamar, alcançando visibilidade nacional pelo agronegócio e pelas iniciativas em busca de sustentabilidade e desenvolvimento da economia local”, disse o prefeito.
Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o Empreenda Hoje é mais uma ação que vem corroborar com o desenvolvimento da cidade a partir da inclusão produtiva. “Desde 2021, o programa Cidade Empreendedora está em Nova Alvorada do Sul e essa é mais uma entrega para o município. O Sebrae, está aqui hoje junto à prefeitura, para preparar as pessoas para novas oportunidades de geração de renda, seja por meio do empreendedorismo ou recolocação no mercado de trabalho. Queremos ajudar a população a se tornar protagonista da própria história ao garantir o sustento das suas famílias, além de apoiar o pequeno negócio com mão de obra qualificada. Dessa forma, a gente promove a qualidade de vida e o desenvolvimento do município”, ressaltou Tito.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Elismeia de Lima, o impacto do crescimento dos empreendedores e da inclusão produtiva é muito significativo para o município, graças ao trabalho que tem sido feito de fomento ao empreendedorismo.
“Quando uma mãe consegue gerar renda a partir do próprio trabalho, ou quando um pequeno negócio prospera e consegue contratar mais uma pessoa, o desenvolvimento local é fomentado de uma forma muito positiva, com os recursos circulando e ficando dentro do município. Hoje Nova Alvorada está em franco crescimento e temos trabalhado para trazer ainda mais oportunidades para quem vive aqui com ações como o projeto MEI Desenvolve, premiado em âmbito estadual, que tem possibilitado que a prefeitura contrate microempreendedores para prestar serviço ao órgão municipal, garantindo renda para essas pessoas sustentarem as suas famílias”, pontuou a secretária.
O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Alvorada do Sul (Acinas), Júnior Beraldi, ressaltou que as iniciativas trazidas pelo Cidade Empreendedora têm apoiado de forma significativa os empresários locais. “Tanto a programação do Empreenda Hoje, quanto as outras ações que o Sebrae promove no município têm colaborado também para a melhoria dos serviços e produtos, estimulando a busca pela excelência e estimulando a concorrência leal, o que é muito importante para o comércio em geral. É mais capacidade de trabalho e uma nova visão sobre os negócios, através do empreendedorismo. O reflexo é percebido do pequeno ao grande empresário”, expôs.
Empreendedorismo Feminino
Na abertura do Empreenda Hoje, foram entregues os certificados de conclusão de outra iniciativa realizada no município voltada para o fomento à inclusão produtiva: a Metodologia das Três Fases, que teve o objetivo de capacitar pessoas atendidas pela Secretaria de Assistência Social, por meio de cursos nas áreas de gastronomia e estética, para que possam adotar alternativas para a geração de renda, seja por meio do empreendedorismo ou recolocação no mercado de trabalho. Ao todo, quatro participantes concluíram a metodologia e receberam um “kit semente” com equipamentos para dar início a um negócio.
Uma das participantes foi Edna Maria de Lucas que, a partir das capacitações realizadas, pretende implementar o serviço de designer de sobrancelhas ao negócio de venda de semijoias, roupas femininas e lingerie. “Sempre trabalhei com vendas e agora quero começar a atuar também na área da beleza. Na vida, nada para mim foi fácil, tudo que tenho e aonde cheguei, com 45 anos e três filhos, foi fruto do meu esforço. Ainda tenho o sonho de abrir o meu estabelecimento e o curso me ajudou, principalmente, na gestão financeira para ter controle de onde está indo o dinheiro. Gostei muito de ter participado e agradeço a todos pela oportunidade”, contou Edna.
A secretária municipal de Assistência Social, Cátia Alves Dias, destacou a importância da metodologia para trazer qualificação profissional. “O que a gente mais preza é pelas pessoas conquistarem a sua independência, por isso investimos nas oportunidades de formação, seja para entrarem no mercado de trabalho ou para criarem o próprio negócio e poderem se manter”, comentou.
Capacitações gratuitas
O Empreenda Hoje ofereceu capacitação para quem busca inserção no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Foram oferecidas oficinas gratuitas, que trabalharam as seguintes temáticas: “Oficina Delas: Liderança, administração de conflitos e pensamento estratégico”; “Comunicação Assertiva”; “Fotografia criativa: Dominando seu smartphone como câmera”; e “Soft skills estratégicas: A diferença no mercado do trabalho”.
Uma das participantes foi a estudante Patrícia Helena Andrade. Ela conta irá somar o conhecimento adquirido na oficina de comunicação assertiva aos estudos da faculdade. “Para mim, todo o assunto sobre liderança é essencial e a oficina foi excelente! Independente do ramo em que a gente atua, a comunicação assertiva é necessária na nossa vida, porque lidamos com pessoas diariamente e é necessário conviver com as singularidades de cada um de maneira positiva. A comunicação assertiva é muito importante nos nossos dias”, avaliou Patrícia.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.