Para fomentar o encadeamento produtivo na região de Dourados e trazer novas possibilidades de negócios para os empreendedores locais, nesta terça-feira (2), o Sebrae/MS entregou para a Prefeitura Municipal, durante o Encadear Summit, um Mapa de Oportunidades que traz as demandas das principais grandes empresas presentes na cidade e apresenta para os interessados possibilidades de investimento e geração de renda.
Na mesma data, o município também recebeu um Branding Book com estratégias para posicionar Dourados como “terra de todos os povos”. Inspirado na diversidade étnica e cultural da cidade, o conceito foi construído em conjunto com a sociedade e poder público, com a proposta de passar para quem é de fora a imagem de uma cidade acolhedora e repleta de oportunidades.
Os dois documentos foram confeccionados por meio do programa Cidade Empreendedora, que se encerra em 2024, após três anos de execução com ações para promover o desenvolvimento do município. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, essas são entregas que vem alavancar a economia e fortalecer o empreendedor.
“Trabalhamos junto com a prefeitura e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para incluir o pequeno negócio no processo de desenvolvimento e esses dois documentos vem corroborar com isso. Trazemos uma marca para Dourados e, mais uma vez, apontamos as oportunidades para inserir o empreendedor local na cadeia produtiva das grandes empresas, mostrando a ele como se tornar fornecedor, além de apontar as áreas que tem demanda garantida”, destacou Mendonça.
Segundo o prefeito de Dourados, Alan Guedes, os documentos são ferramentas importantes para alavancar a economia do município e auxiliar o empreendedor a ampliar o acesso ao mercado. “Dourados é uma cidade que cresce acima da média nacional e se estabelece como um polo importante de prestação de serviços e negócios, além de ter a presença de grandes empresas ligadas ao setor agro. Então, esse mapeamento é uma oportunidade para o pequeno empresário identificar as chances de ampliar os negócios”, pontuou o líder do executivo.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston Recalcatti, reiterou a importância de o município ter uma marca territorial para aumentar o sentimento de pertencimento da população e atrair novos olhares para Dourados. “É um trabalho pensado com todos os segmentos da economia envolvendo o ambiente estratégico, cultural, político e econômico. Então, hoje Dourados tem um branding. É uma marca que vamos utilizar para atrair novos investimentos e mais pessoas, porque somos a ‘terra de todos os povos’, então temos que aproveitar cada vez mais, e esse produto será usado grandemente para a gente poder apresentar o nosso município para as grandes oportunidades que chegam em Mato Grosso do Sul”, ressaltou.
Também participaram da solenidade de entrega os conselheiros do Sebrae/MS: Jaime Verruck, secretário Semadesc; Alfredo Zamlutti, presidente da Faems; Luiz Claudio Fornari, 1º vice-presidente regional do Sistema Fiems; Nilson Santos, vice-presidente da Faems; Walter Carneiro Junior, secretário-adjunto da Semadesc; Ricardo Senna, secretário-executivo da Semadesc; Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect; Zigomar Burille, diretor do Sistema Fiems; Cristiane Bissoni, diretora de Operações da AMEMS; Fernando Ribeiro, presidente da AMEMS; Augusto Cesar Merey Vilhalba, superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal; e Silas Santiago, representante do Sebrae Nacional. Também marcaram presença Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS e Tito Estanqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS.
Para saber mais sobre o Branding Book Municipal e o Mapa de Oportunidades de Dourados, além de outras ações desenvolvidas por meio do programa Cidade Empreendedora, entre em contato com o Sebrae/MS pelo 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.