Oportunidade em compras públicas na merenda escolar saudável gera desenvolvimento em Figueirão

/ / Figueirão

Comprados por chamada pública, os produtos da agricultura familiar local em Figueirão já garantem a alimentação dos estudantes e incrementam a produção regional. Esse é o reflexo da conscientização e o protagonismo do poder público e dos produtores locais que, por meio do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, têm adotado políticas públicas com a promoção do consumo, produção sustentável e abastecimento de frutas e hortaliças, visando a qualidade nutricional e a saúde da sociedade.

Os produtores vencedores da Chamada Pública que são acompanhados pelo Sebrae/MS estão entregando os produtos e foram enaltecidos por sua qualidade pela nutricionista do município, Maiane Jordana. “Produtos com maturação ótima, sem deterioração, perfeitos para o consumo. Chegam em caixas bem acoplados para não sofrerem rachaduras”, destacou a nutricionista.

Com esse olhar consciente e estratégico, soluções diversas surgem como oportunidade na alimentação. Um exemplo desse fornecimento de alimentos saudáveis na escola é o preparo da lasanha de abóbora com berinjela, salada de alface com cenoura triturada e brócolis, cardápio preparado utilizando a produção local pela nutricionista Maiane Jordana e executado pelas merendeiras Selma Rabello e Vanessa Elias e suas ajudantes Rose Nabhan e Marajane Sandim.

Desenvolvimento local

Quando se trata do desenvolvimento local por meio das compras públicas, os gestores públicos passam por oficinas de capacitação executadas pelo Sebrae/MS com vários temas pertinentes com o objetivo de ampliar o poder de compras de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar local e a compra de diversos outros segmentos dentro do município.

Na agricultura familiar os produtores são capacitados quanto ao processo de gestão e organização, obtenção da documentação exigida, bem como a organização e conhecimento para o cultivo e processamento dos alimentos, logística periódica de entrega dos alimentos. Dessa forma, é possível fortalecer a agricultura familiar com recursos repassados pelo Governo Federal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), consolidando a interação entre gestores públicos locais e os produtores.

Para as compras urbanas dos demais produtos de consumo da Prefeitura, o Sebrae capacita tanto os gestores públicos como os fornecedores, oferecendo condições para que cada vez mais o orçamento público seja destinado a compras de pequenos negócios locais.

Jesus Amâncio Nantes foi um dos agricultores que foi acompanhado pelo Sebrae/MS com visita in loco e o planejamento de produção. Exemplo do resultado positivo do fornecimento, o produtor iniciou o trabalho com a entrega de bananas no ponto de maturação conforme licitado. “Após o planejamento ficou fácil acertar na entrega para atender a demanda. Agora é continuar seguindo o que foi planejado”, falou.

Cidade Empreendedora

O Programa atua com foco em políticas públicas que aceleram o desenvolvimento da economia, fortalecendo oito pontos chave de acordo com o potencial de cada município: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa Cidade Empreendedora e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/

Por: Nayara Tiago