Com a participação de empresários e representantes dos setores público e privado, evento foi o primeiro a ser promovido pelo Ecossistema de Inovação do município
Na noite desta terça-feira (19), empreendedores de Chapadão do Sul e representantes de instituições públicas e privadas participaram do 1º Meetup Empreendedorismo & Inovação. O encontro, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal no MK Bar, foi a primeira iniciativa realizada no município por meio do Ecossistema de Inovação e teve a proposta de estimular a conexão entre os atores.
Atualmente, o ecossistema reúne membros de entidades como Associação Comercial e Empresarial de Chapadão do Sul; Associação Sul-mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampasul) e Instituto Inovagri, além de representantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do comércio local como as empresas Breaksoft, Residencial Parque Dos Eucaliptos, Colégio Mapper e Box Burguer.
Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Lucas Borelli, a formação do grupo teve início no ano passado com a realização de workshops voltados para inovação e foi estimulada pela execução do programa Cidade Empreendedora no município. De acordo com ele, esse primeiro encontro veio corroborar ainda mais com esse trabalho e incentivar o desenvolvimento de um ambiente propício ao surgimento de negócios inovadores.
“São inúmeras possibilidades que estão sendo trabalhadas. Nesse primeiro evento, o objetivo foi aproximar pessoas para discutirem ideias, fazer conexões e networking e entender de que forma cada um poderia contribuir para melhorar e apoiar nesse processo do ambiente de inovação”, afirmou Borelli.
Na data, os participantes puderam trocar ideias com os convidados Mariê Pacheco e Marcelo Balen, além disso, também foi promovido o Talk Ecossistema de Inovação. “O evento contou com forte envolvimento dos participantes, que demonstraram interesse e tiveram participação efetiva. Acredito que irá render bons frutos, boas inovações e atitudes para o nosso ecossistema”, comentou o empresário Marcelo Balen, proprietário do Box Burguer.
Já o professor da UFMS, Wallace Almeida, destacou a importância do envolvimento da sociedade local e das instituições públicas e privadas em debates sobre inovação. “Chapadão do Sul tem se tornado uma referência nacional quando o assunto é empreendedorismo e a comunidade apresenta grande interesse sobre o tema. Isso, por si só, abre um leque de possibilidades de atração de investidores e o Ecossistema de Inovação assume, portanto, a importante função de facilitar a criação desse ambiente de negócios favorável a atração e promoção de negócios inovadores”, pontuou.
Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Sebrae/MS no âmbito de Inovação podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.