Capacitação foi oferecida por meio do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora, executado no município em parceria com a Prefeitura Municipal
Nesta quarta-feira (27), professores da Escola Municipal Rural São Joaquim, localizada em um assentamento de mesmo nome que fica à 112 quilômetros de distância de Selvíria, participaram da oficina “Economia criativa e empreendedorismo nas escolas”. A capacitação foi uma iniciativa do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora, executado no município pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal.
O conceito de economia criativa envolve a capacidade de desenvolver produtos de qualidade ou ideias de prestação de serviços de forma inovadora, mesmo diante de poucos recursos e, por meio da oficina, a consultora do Sebrae/MS Ynara Paes apresentou de que maneira isso pode se tornar uma oportunidade para os estudantes a partir do momento em que as atividades forem inseridas em sala de aula.
De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora em Mato Grosso do Sul, Priscila Veloso, o conhecimento apresentado aos docentes é mais uma maneira de trabalhar o tema empreendedorismo com as crianças em complemento à metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que está sendo implementada no município neste ano e irá atender estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
“A economia criativa é um dos maiores campos de desenvolvimento de renda no nosso país e trabalha o empreendedorismo envolvendo várias atividades relacionadas à cultura, tecnologia e criatividade. Quando trazemos essa oficina, principalmente, para os professores que participam do JEPP, ela abre um leque ainda maior de oportunidades para que as atividades sejam desenvolvidas a cada ano e aumenta a presença da temática na escola, trazendo novas possibilidades para os estudantes”, destacou a gestora.
Para os professores que participaram da capacitação como Aparecida Firmino, o conteúdo apresentado proporcionou o aprendizado de forma descontraída e irá auxiliá-los no dia a dia. “É a primeira vez que participo de uma oficina como essa e gostei muito. Foi um momento divertido que trouxe bastante conhecimento e será de grande valia para a gente”, destacou Aparecida.
Já o professor Wellington Brandão pontuou que a capacitação veio somar com o trabalho realizado. “A gente estava precisando muito de elementos que compusessem um pouco mais os nossos conhecimentos a respeito do empreendedorismo e o que vamos passar agora para as crianças é um conteúdo ainda melhor sobre a temática”, ressaltou o docente.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.