Com parceria do programa Cidade Empreendedora, o encontro teve o objetivo de fortalecer o segmento na região
Após um trabalho de mapeamento de vocações e oportunidades, o município de Ponta Porã recebeu, nesta terça-feira (18), o Seminário Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo, que apresentou as ações a serem desenvolvidas no setor. O encontro foi promovido por meio do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal – iniciativa voltada para promover o desenvolvimento local.
Inicialmente, representantes do setor público e privado discutiram o setor do turismo local. A região possui atrativos naturais como Parque dos Ervais Prefeito Aires Marques, Parque Nacional Cerro Corá, Chacurru Ecoturismo, além de eventos como Motorcycle – Encontro Internacional de Motociclistas, Festival Internacional de Cerveja Artesanal, Torneios de Texas Holdem, Black Friday Fronteira, entre outros. Depois dessa análise, o município agora conta com um plano de ações e consultoria de acompanhamento.
Dentre as ações, destacam-se a diversificação, sinalização da oferta e integração com o Paraguai, bem como sensibilização da comunidade e trade para o turismo. No eixo de demanda turística, será realizada a implantação do Observatório de Turismo e maior presença digital do destino e empreendimentos. O plano junto a governança inclui a dinamização do Conselho e Fundo Municipal de Turismo e a aproximação com a gestão do turismo de Pedro Juan Caballero.
“Essas ações são propostas e a partir desse seminário a gente tem o trabalho de junto ao trade local fazer com que as ações sejam colocadas em prática. Serão realizadas reuniões mensais de consultoria e semanais pensando nos atores responsáveis pelo desenvolvimento de cada uma dessas propostas”, disse o consultor do Sebrae/MS, Ronaldo Junior.
O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo, João E. B. Caetano, destacou que o município tem avançado cada dia mais em ações que buscam o fortalecimento do setor turístico. Segundo ele, a reativação do Conselho de Turismo, o levantamento de dados e informações para o setor, a implementação de um roteiro de atrativos em ambos os lados da fronteira e a melhoria da difusão das informações turísticas, são alguns pontos fundamentais que tem norteado a política pública do setor.
“O desafio é consolidar a fronteira como destino turístico internacional, ampliando o tempo de permanência do turista, e com isso fortalecendo toda cadeia produtiva do turismo. Neste sentido, a parceria com o Sebrae através do Cidade Empreendedora tem sido fundamental”, pontuou João E. B. Caetano.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do 0800 570 0800.