Empresário consolidou o negócio como referência em comida típica sertaneja no município após participar de ações do programa Cidade Empreendedora
Mesmo com os desafios de empreender durante a pandemia do novo coronavírus, em 2020, no município de Terenos/MS, pelas mãos de Odilson Figueiredo nasceu o restaurante Estância Caipira. Com a chegada do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, o empresário se destacou no contexto de retomada econômica ao ampliar as vendas, aumentou o faturamento e conseguiu subir de patamar: de microempreendedor individual se tornou proprietário de uma microempresa. Além disso, também passou a dividir o espaço com o filho, que montou uma hamburgueria.
Com a mente aberta para novos desafios, o empreendedor realizou em 2021 sua inscrição no Compre Online do Pequeno, iniciativa do Sebrae voltada para apoiar a divulgação dos pequenos negócios nas redes sociais. Concorrendo no segmento de Bares e Restaurantes, o empreendimento conseguiu uma ampla visibilidade no mundo digital e conquistou o primeiro lugar da disputa em Terenos. A partir desse momento, o restaurante que à princípio, recebia mais amigos e clientes próximos, ficou conhecido, e hoje atende indústrias, fazendas e empresas.
Os frutos de sua dedicação foram colhidos, e Odilson passou de Microempreendedor Individual (MEI) para proprietário de uma Microempresa (ME). Segundo o empreendedor, que por alguns momentos, ficou descrente em relação ao crescimento do restaurante, foi uma realização ver a proporção que o negócio atingiu. “Ficamos muito gratos, porque em plena pandemia nossa empresa cresceu 70%, estamos chegando num patamar de média de vendas de 85%, estamos progredindo”, expõe.
O diferencial do restaurante vai além da comida típica caipira, a forma tradicional com que os pratos são produzidos no fogão a lenha, é o que, segundo Oldilson, faz a diferença e contribui para a satisfação dos clientes. Com o sucesso do negócio, Odilson inspirou o filho a empreender e, agora, além do sabor caipira, no mesmo local os clientes encontram no período noturno opções de hamburgueres artesanais e a Cavalari Hamburgueria se tornou outro ponto de destaque no município.
Diante do crescimento do restaurante, o empresário já faz planos para o futuro e tem a intenção de expandir a Estância Caipira em uma segunda unidade. Odilson comenta que o Sebrae foi um grande parceiro durante a sua trajetória. “Em tudo nós agradecemos ao Sebrae, pois foi oferecido cursos e direcionamento, até hoje contamos com esse apoio. Creio que o Sebrae foi uma porta para nosso sucesso e vamos continuar”, concluiu.
Cidade Empreendedora
Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo
Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Em Terenos, as ações tiveram início em março do ano passado e, de lá para cá, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.
Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.
Além de Terenos, atualmente, o programa está em execução em 31 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Sonora.
Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.
Serviço: