Estudantes de Nova Alvorada do Sul participam da Feirinha do JEPP e expõem produtos feitos em sala de aula

/ / Nova Alvorada do Sul

Realizado pela segunda vez no município, evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Nova Alvorada do Sul tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade os produtos que desenvolveram em sala de aula por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela segunda vez no município através do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora – iniciativa executada pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal.

A “Feirinha do JEPP”, como é chamada a ação, foi realizada em nove escolas municipais de Nova Alvorada do Sul: Martinho Barbosa Martins, Adenisaldo Araújo de Rezende, Ires Brunetto, Rosalvo da Rocha Rodrigues Polo, Léia de Souza Silva, Jeanet Alves Zielasko Garcia Polo, Prolongamento Jofre de Araujo, Professor José Henrique Dimiciano Porto e Leonor de Souza Araújo. No total, cerca de 3.755 estudantes participaram da iniciativa.

De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a feirinha representa o fechamento do trabalho realizado durante quatro meses com os estudantes na temática do empreendedorismo. Após participarem de uma formação, oferecida pelo Sebrae/MS, os professores abordam o assunto com os alunos em sala de aula, de acordo com a faixa etária de cada turma.

Em 2021, a metodologia já havia sido aplicada nas escolas municipais de Nova Alvorada do Sul e, neste ano, novos estudantes tiveram a oportunidade de participar da iniciativa. “É o segundo ano consecutivo que a Secretaria Municipal de Educação aplica a metodologia do JEPP nas escolas e com a realização da Feirinha pudemos ver de perto a evolução e a entrega das crianças, bem como o empenho dos professores em fazer todo o projeto acontecer. Além disso, a ação possibilita a confraternização entre a comunidade escolar e permite que os estudantes tenham a vivência do empreendedorismo e como ele pode ser colocado em prática”, destacou Priscila.

Para a coordenadora da Escola Municipal Jeanet Alves Zielasko Garcia Polo, Regiane Gimenes Gouvea, a feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi uma oportunidade para que os alunos trabalhassem em equipe e fomentou o desenvolvimento de características empreendedoras.

“Este ano, fiquei a frente do projeto JEPP coordenando os professores. Desde o início da aplicação da metodologia, trabalhamos com as crianças a questão da realização de sonhos. A partir disso, realizamos diversas discussões sobre como eles iriam realizar esses sonhos e de que forma eles poderiam conseguir recursos para isso. Os alunos participaram de várias oficinas durante o semestre para chegarem a uma conclusão e assim construímos a árvore dos sonhos. A ideias que eles trouxeram de casa deram origem aos produtos que foram expostos na feirinha”, comenta a coordenadora.

De acordo com a aluna da Escola Municipal Professor Rosalvo da Rocha Rodrigues, Marcela Gabriele de Moura Melo, a data trouxe uma experiência próxima de como é ser um empreendedor. “A minha turma produziu para a feirinha sabonetes artesanais com a ajuda dos professores. Foi muito bacana, já era um produto que eu tinha interesse em fazer e depois de aprender vi que eu realmente gostava. Conseguimos vender uma boa quantidade de produtos, estou bem feliz com o nosso trabalho”, revela Marcela.

Para a aluna Elisa Rodrigues Cassiano, que estuda na Escola Municipal Martinho Barbosa Martins, a metodologia possibilitou o trabalho em grupo, além de ser uma forma de incentivar o desenvolvimento de características empreendedoras nos estudantes. “Eu produzi junto com a minha turma e com o auxílio dos professores alguns brigadeiros para vendermos aqui na Feirinha do JEPP e foi muito legal”, comenta a estudante.

Segundo a professora Liane do Nascimento Rodrigues, que ministra aula na Escola Municipal Martinho Barbosa Martins, a iniciativa teve resultados positivos para alunos e professores. “A metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi muito importante para o desenvolvimento dos alunos, tivemos uma ótima equipe de assistência. Tanto para nós professores quanto para os alunos foi muito prazeroso trabalhar o empreendedorismo dentro da sala. O JEPP foi uma forma de expandir o conhecimento a respeito de algumas coisas que os alunos já sabiam, mas agora eles conhecem como funciona na prática”, finaliza a professora.

Saiba mais sobre o JEPP

Ensinar as crianças desde pequenas que empreender pode ser uma alternativa de carreira, além de trazer novas possibilidades e fazer com que os jovens desenvolvam habilidades diferenciadas, também é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios, por isso, o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, possui como um dos principais eixos, o Educação Empreendedora.

Para os municípios que aderiram ao programa, é oferecida a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes das escolas municipais que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio dela, o Sebrae/MS capacita os professores para que a temática empreendedorismo seja trabalhada em sala de aula.

O tema é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.

Atualmente, são 32 municípios integrantes do Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul e, em todos eles, o JEPP é aplicado: Amambai, Água Clara, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora, Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/.