Documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora e traz mais de 20 ações voltadas para alavancar a economia e impulsionar o crescimento do município
Na noite desta quarta-feira (15), foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Caarapó, uma entrega do Sebrae e da Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde maio de 2022. De acordo com o prefeito, André Nezzi, o plano é composto por ações que irão impulsionar o crescimento do município e auxiliar a gestão pública a agir de forma mais assertiva.
“Esse documento é de fundamental importância para o nosso município, pois não adianta a nossa cidade crescer de maneira desorganizada, é necessário se desenvolver de forma ordenada e esse documento vem auxiliar a gente nesse processo. Ele foi elaborado em parceria com o Sebrae, com a nossa população, através dos segmentos, da Associação Comercial, participação da Câmara Vereadores, e traz metas para que a gente possa crescer, preparando nossos empresários, investidores, poder público e a população em geral, para um futuro promissor em Caarapó”, ressaltou o líder do executivo.
Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Caarapó é composto por 26 ações voltadas para fortalecer o comércio local através da redução da evasão de consumo; aumentar a autoestima da população e fomentar a área do turismo.
De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, essa é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora para o município e, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar a integrar representantes de diversos segmentos da sociedade e promover a transformação de Caarapó.
“Neste plano está contido o rumo para o desenvolvimento de Caarapó construído a várias mãos. Não é algo que o Sebrae faz e não é somente a vontade da prefeitura, o documento foi elaborado com base em estudos a respeito dos potenciais do município e com a participação social. Então, empresários e a sociedade civil organizada foram inclusos desse processo, construindo as principais ações para atingir a melhoria e o crescimento do município. Todos somos responsáveis pelas iniciativas que compõem o plano e apenas com o esforço conjunto, cada um fazendo a sua parte, é que nós atingiremos esse objetivo”, destacou Amarilha.
As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e é voltada para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Aldecir Roberto Fernandes, esse trabalho irá fortalecer, principalmente, os pequenos empreendedores tanto do campo quanto da cidade.
“Todas as ações do plano são de grande importância, mas considero aquelas voltadas para apoiar os empreendedores como fundamentais. Uma delas é voltada para promover a aproximação de empreendedores a linhas de crédito com a criação de uma ponte entre os nossos empresários e as instituições financeiras para que eles possam ter recursos e melhorar o negócio. A outra ação de destaque é a criação de um escritório de licitações como uma estratégia de melhorar o acesso dos pequenos negócios locais aos editais de licitação e ajudá-los a se tornar aptos a participar dos pregões. Com isso, a gente consegue fazer com que o pequeno negócio tenha mais renda, gere emprego e promova o crescimento da economia”, pontuou o secretário.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.