Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, iniciativa reuniu representantes da Prefeitura, Sebrae/MS e lideranças locais para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico
Deodápolis deu um importante passo rumo ao desenvolvimento sustentável e fortalecimento econômico, nessa quinta-feira (15), com a realização da Oficina de Planejamento Participativo (OPP). Realizado por meio do programa Cidade Empreendedora, o encontro reuniu representantes da Prefeitura Municipal, Sebrae/MS e lideranças locais, para que juntos pensassem em ações de melhorias para o município.
O diálogo com os atores, juntamente com as análises socioeconômicas da cidade feitas pelo Sebrae, irá resultar na confecção de um Plano de Desenvolvimento Econômico para Deodápolis. Segundo o prefeito, Valdir Sartor, o trabalho desenvolvido em conjunto com a instituição tem sido de grande relevância para alavancar o município.
“É de extrema importância a parceria que construímos com o Sebrae para o crescimento econômico da nossa cidade. Hoje, a geração de empregos e a capacitação dos nossos empresários são de grande valia para nós”, afirmou o líder do executivo, ressaltando que a colaboração tem o objetivo de fortalecer o comércio local e trazer mais oportunidades de trabalho para a população.
Dentre as lideranças que participaram da oficina, esteve o vereador Donizete José dos Santos, que destacou a importância de envolver os gestores e os protagonistas econômicos locais na confecção do plano para o município. Para o parlamentar, escutar diferentes setores da sociedade foi fundamental para captar os problemas e buscar melhorias efetivas.
“Essa ação realizada com comerciantes, políticos e a sociedade em geral foi extremamente importante para identificar as demandas de diferentes setores e visa, realmente, atender às necessidades de Deodápolis. Trata-se de ouvir a todos e entender o que eles realmente precisam”, destacou o vereador.
De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Elizabeth Verginio, com a realização da oficina foram identificadas as principais áreas que precisam ser trabalhadas no município. Pontos como a capacitação da mão de obra local, promoção do consumo no comércio da região, fomento à educação empreendedora e o incentivo à agricultura familiar, além do estímulo à economia criativa foram citados.
“Essas áreas estratégicas foram identificadas como pontos-chave para impulsionar o desenvolvimento econômico e fortalecer a comunidade empreendedora do município, então, eles serão trabalhados dentro das ações e, principalmente, por meio do programa Cidade Empreendedora”, esclareceu a analista-técnica.
As ações elencadas como prioritárias durante a oficina resultarão em um relatório analisado pelos técnicos do Sebrae. A partir disso, será confeccionado o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) específico para Deodápolis. O documento final será entregue à gestão municipal, que irá elaborar um cronograma de execução das ações propostas.
Cidade Empreendedora
A prefeitura de Deodápolis ingressou no programa Cidade Empreendedora neste ano e recebe acompanhamento do Sebrae/MS até 2024, com a proposta de promover o desenvolvimento local por meio do fortalecimento dos pequenos negócios. O programa abrange diversas iniciativas, incluindo a simplificação dos processos de abertura e alterações de empresas, estímulo às compras locais, fomento de uma cultura empreendedora e inovação nas escolas, estímulo ao desenvolvimento empresarial e formação de líderes engajados em uma gestão pública empreendedora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.