Documento elaborado pela prefeitura e lideranças locais, em parceria com o Sebrae, vai nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município
Na manhã desta quinta-feira (30), representantes da Prefeitura Municipal de Água Clara e lideranças locais reuniram-se com a equipe do Sebrae/MS, para estabelecer ações de melhorias para o município. Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade.
O documento vai nortear a execução do programa em Água Clara com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança. De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Andreele Marques, o encontro foi de suma importância para promover a integração entre setor público e privado e pensar em estratégias que atendam a todos.
“A atuação conjunta entre a Administração Pública, a sociedade civil e as entidades do terceiro setor, como o Sebrae, é de suma importância para a promoção do desenvolvimento econômico do município, pois é através dessa participação que poderemos conhecer com mais afinco as necessidades, os anseios, os potenciais de melhorias e os demais fatores inerentes ao comércio e a economia local. Por isso, a oficina foi um marco relevante para estreitar as relações da Prefeitura de Água Clara e do comércio local, além disso, essa iniciativa irá contribuir para que a gente possa estabelecer ações que irão nos auxiliar no processo de retomada econômica”, pontuou a secretária.
Segundo a consultora do Sebrae, Vera Domingues, as ações debatidas durante o encontro estão concentradas nos seguintes eixos: gestão pública; saúde e lazer; tecido social e empreendedorismo; e mão de obra e inclusão de jovens no mercado de trabalho. “Foram traçadas diversas estratégias para o desenvolvimento das ações e um dos principais pontos trabalhados foi a necessidade de fazer com que o jovem consiga emprego e garanta renda para sua família, para isso, pensou-se no ‘jovem aprendiz’ que vai promover a capacitação desse público”, destacou Vera.
A consultora ressalta ainda que a oficina contou com bastante envolvimento dos participantes, um ponto que irá influenciar, positivamente, na realização das ações futuras. “O próprio poder público e os empreendedores estão bastante empenhados com o Cidade Empreendedora o que é algo muito positivo. Eles estão interessados em fazer com que o desenvolvimento aconteça no município e esse é só um dos primeiros passos. Teremos vários desdobramentos e também pretendemos levar isso ao conhecimento da população para que as ações de fato aconteçam”, expôs.
Durante a oficina, mais do que identificar o que é relevante para o município, também foi elencado qual tipo de trabalho é prioridade. O diálogo entre os interlocutores resultou em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e a partir dele vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico para Água Clara. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.