Ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico de Bandeirantes são definidas em oficina

/ / Bandeirantes

Documento elaborado pela prefeitura e lideranças locais, com o apoio do Sebrae/MS, vai nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município

Com protocolos de biossegurança, a equipe da Prefeitura Municipal de Bandeirantes e lideranças do município, como empreendedores locais, representantes da agricultura familiar e vereadores, participaram de uma reunião com o Sebrae/MS, nesta quinta-feira (1º), na sede do Sindicato Rural, para estabelecer ações de melhorias para a cidade.

O encontro consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP), realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de confeccionar a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora em Bandeirantes.

De acordo com o prefeito de Bandeirantes, Gustavo Sprotte, o encontro foi bastante positivo e irá proporcionar muitas melhorias para o município. “Esse momento junto com o Sebrae foi muito importante. Bandeirantes está crescendo e nós precisamos acompanhar esse desenvolvimento, vamos melhorar as nossas políticas públicas e fortalecer comércio local. Queremos montar a nossa Associação Comercial e trabalhar para que a nossa população compre aqui no município. O programa Cidade Empreendedora foi um presente, vamos abraçá-lo e planejarmos em conjunto o crescimento de Bandeirantes”, pontuou o gestor.

A oficina também reuniu vários empreendedores de Bandeirantes, como Flávio Gomes. Segundo empresário, a reativação da Associação Comercial está entre as ações de maior relevância. “É de suma importância que os comerciantes estejam organizados, por isso precisamos do funcionamento da associação. Esse encontro foi muito produtivo para o município, tendo em vista que o Sebrae hoje é um dos grandes motivadores da área empresarial, tanto no nosso estado quanto no país”, ressaltou o empreendedor.

Segundo o consultor do Sebrae/MS, Volmir Meneguzzo, responsável por conduzir a oficina, a área de Comércio e Serviços reuniu grande parte das ações citadas pelos interlocutores, entre elas está a capacitação da população para que se tenha mão de obra qualificada, além de promover treinamentos para os empreendedores. Outro setor que também teve destaque foi a agricultura familiar.

“Foram pensadas em estratégias para que os pequenos produtores consigam organizar a produção e atender tanto as compras públicas, quanto o comércio local. Além disso, outro ponto citado foi a criação de Agroindústrias para possibilitar o processamento da produção e agregar valor ao que é produzido”, explicou Volmir.

De acordo com o consultor do Sebrae, o turismo também foi um setor citado como importante para o desenvolvimento do município e muitas possibilidades foram elencadas. “Em Bandeirantes há muitas cachoeiras e trilhas atrativas, além de uma plataforma para salto de asa-delta, o que possibilita a exploração do Turismo de Aventura. Além disso, o município também tem potencial para o Turismo de Eventos, já que a Festa de Nossa Senhora Aparecida, realizada na cidade, se destaca em âmbito nacional”, pontuou Volmir.

As ações elencadas como importantes pelos participantes da oficina resultam em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e, a partir dele, vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico de Bandeirantes. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando será elaborado um cronograma de execução das ações.

 

Cidade Empreendedora

A prefeitura de Bandeirantes aderiu pela primeira vez ao programa Cidade Empreendedora em 2021, e, junto a outros 21 municípios de Mato Grosso do Sul, recebe o acompanhamento do Sebrae por um período de 15 meses, com ações para a transformação da economia a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Entre as ações, estão desde a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.