Ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico de Costa Rica são definidas em oficina

/ / Costa Rica

Documento é elaborado pelo Sebrae, em parceria com gestores municipais e lideranças locais, e irá nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município

Nesta quinta-feira (12), representantes da Prefeitura Municipal de Costa Rica e lideranças locais do município, como membros da Associação Comercial, reuniram-se com uma equipe do Sebrae/MS, para estabelecer ações de melhorias para a cidade. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação e seguiu os protocolos de biossegurança.

Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do programa município com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança.

Segundo prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, a oficina foi bastante produtiva e envolveu representantes de vários setores. “O Sebrae identificou as potencialidades do município, áreas que a gente pode investir para a cidade crescer, só que são muitas. Então, nesse encontro nós buscamos elencar quais ações a gente precisa fazer primeiro. Reunimos os empresários e a sociedade para nos ajudar nessa decisão, porque a população sabe identificar melhor o que ela precisa. É o poder público tomando decisões com a participação popular”, ressaltou o prefeito.

O consultor do Sebrae, Michel de Matos Martines, responsável por conduzir a oficina, enfatizou que houve uma participação muito grande do corpo técnico da prefeitura e das lideranças locais para estabelecer quais seriam as iniciativas mais importantes para a cidade. De acordo com o consultor, algumas áreas foram elencadas como prioritárias. “O turismo e agricultura familiar estiveram entre os setores pontuados como relevantes, além disso foi falado sobre a necessidade da recuperação do tecido social e de melhorar a arrecadação do município. Mais de 30 ações foram listadas e podem ser executadas para promover o desenvolvimento”, pontuou Michel.

 

Plano de Desenvolvimento Econômico

Durante a oficina, mais do que identificar o que é relevante para o município, também foi elencado qual tipo de trabalho é prioridade. O diálogo entre os interlocutores resultou em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e a partir dele vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico para Costa Rica. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando vai ser elaborado um cronograma de execução das ações.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.