Um dos principais objetivos do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em conjunto com a Prefeitura Municipal de Figueirão é alavancar a agricultura familiar local. Diante desse desafio, o Sebrae/MS, ao longo de 2018, realizou inúmeras ações capazes de promover essa transformação na cidade, a exemplo da execução de consultorias, capacitações, cursos e oficinas que agregaram e levaram mais conhecimento para toda a população.
Dentro do Mapa de Oportunidades, os consultores do Sebrae realizaram um levantamento dos dados demográficos e socioeconômicos da região; estudo coletado junto a fontes oficiais, além de promover uma pesquisa – por meio de formulários e entrevistas – com uma mostra da população, para saber a percepção da sociedade sobre a realidade local e também analisar os principais hábitos de consumo.
Essas informações são compiladas e apresentadas na Oficina do Mapa de Oportunidades, que contou com 70 pesquisas de campo realizadas, com mais de 150 participantes durante o processo. Consolidadas as informações, definiu-se como eixo prioritário a agricultura familiar, que representa a vocação da cidade e será um guia que potencializará os negócios gerando benefícios para a economia local. Em 2019, esses dados serão utilizados para o PDE e a atração de investimentos.
No pilar de Desburocratização, o programa promoveu a integração da base de dados da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) e Receita com o município por meio da Rede Simples, um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas, simplificando e tornando o processo mais ágil para os empresários.
Para fortalecer o empreendedorismo e a legalização das empresas, a Sala do Empreendedora também é um dos focos do Cidade Empreendedora, que recebeu o seu diagnóstico de maturidade no município; e contou ainda com reuniões de planejamento, além de capacitação de atendentes, consultoria de gestão financeira e integração da sala com demais setores estratégicos da Prefeitura. Para este ano, a previsão é de realizar atendimento in loco nas empresas, bem como promover parcerias com outras instituições.
O trabalho voltado para as compras públicas também foi importante em 2018, tanto que a cidade recebeu cursos e oficinas com mais de 80 participantes. O plano de compras elaborado projetou R$ 60 mil em compras e a participação de 10 produtores, além de definir duas chamadas públicas. Neste ano, as ações envolvem a orientação dos produtores com planejamento de produção, bem como a formação de fornecedores e gestão de processos.
Já para promover a liderança empreendedora na cidade, o Sebrae/MS realizou oficinas de Boas Práticas de Imprensa e Mídias Sociais e ainda levou os agentes de desenvolvimento para um Encontro na Chapada dos Guimarães/MT. Além disso, foi promovida uma consultoria para inscrição no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
Como o empreendedorismo é uma das competências essenciais para o novo mercado de trabalho, 38 professores receberam capacitação do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) para levar a temática de forma lúdica para as salas de aula e desenvolver o pensamento com espírito empreendedor nos alunos. O curso Crescendo e Empreendendo também foi realizada com 120 participantes, voltado para o ensino médio e projetos sociais. Em 2019, a meta é atingir 720 alunos com a educação empreendedora.
O Plano de Desenvolvimento Econômico para o setor da agricultura familiar foi validado pelo Prefeito e pelos parceiros e mais de 140 pessoas foram envolvidas na construção do PDE. Foram definidas 15 ações no plano com 111 tarefas nos âmbitos econômico, social e ambiental a serem desenvolvidas ao longo deste ano. De modo geral, o foco é melhorar o ambiente de negócios com a implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para pequenos negócios, fazendo com que os benefícios da Lei Geral das MPEs sejam implantados.
Por: Nayara Tiago