Promover a cidade, destacando as potencialidades que possui para consolidar a imagem do município no cenário regional, além de realizar ações voltadas a inclusão produtiva trazendo oportunidades de geração de renda para a população a partir do fomento ao empreendedorismo. Essas são as propostas da Agenda Estratégica de Sonora, lançada na noite dessa quinta-feira (28), pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora.
Neste ano, Sonora renovou a parceria com o Sebrae/MS e integra o ciclo expansão do Cidade Empreendedora, sendo acompanhada até 2024. Segundo o prefeit, Enelto Ramos da Silva, a parceria com o Sebrae tem trazido resultados satisfatórios no desenvolvimento e crescimento econômico do município. “Essas ações possibilitam mostrarmos e potencializarmos o que Sonora tem de melhor. A prefeitura estará empenhada em trazer cada vez mais benefícios e capacitações para a população, através da geração de emprego e renda. Estamos plantando sementes que serão colhidas no futuro”, ressaltou.
De acordo com a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, a Agenda Estratégica é uma das principais entregas do ciclo expansão do programa Cidade Empreendedora para o município. Nesse segundo ciclo em Sonora, o foco será nos dois eixos escolhidos pela administração municipal e o trabalho será feito de forma integrada com a sociedade.
“O Sebrae, por meio do programa cidade empreendedora, acredita muito nesse engajamento do município. A diferença está nas pessoas envolvidas em todo esse processo. A participação da sociedade é de suma importância para se alcançar os resultados. Os eixos ‘Cidade + Competitiva’ e ‘Cidade Inclusiva’ terão o objetivo de trabalhar a identidade local e o combate à vulnerabilidade social”, destacou a gerente.
Durante o lançamento, a gerente de Desenvolvimento Econômico do Município, Tuany Pethra de Souza, apresentou, ao público, as 34 ações que compõem a Agenda Estratégica de Sonora. As iniciativas representam mais um passo importante para a promoção do crescimento sustentável do município. A gestora destacou, ainda, que o Sebrae foi fundamental na concretização de todo o trabalho. “Tivemos uma ajuda de extrema importância do Sebrae para a elaboração dos trabalhos e capacitações. Com a confecção da agenda, pudemos entender o potencial da nossa cidade e identificar o que há de bom no município para mostrarmos para quem é de fora. Vamos desenvolver ações que irão beneficiar toda a população”, salientou.
Ações da Agenda Estratégica de Sonora
Essas iniciativas são baseadas em dois eixos principais, escolhidos pela prefeitura, ao aderir ao Cidade Empreendedora: “Cidade + Competitiva” e “Cidade Inclusiva”. A maioria delas está focada em promover a cidade, destacando as potencialidades do município e as oportunidades de investimento de modo reforçar e consolidar a imagem do local para quem é de fora. Será feito um trabalho no âmbito do marketing territorial, para a construção de uma identidade para o município, além de auxiliar que a cidade se posicione de forma estratégica para atrair novos negócios, alavancar a área do turismo e promover o desenvolvimento.
Já outras ações serão desenvolvidas com a proposta de gerar oportunidades de aquisição de renda por meio do empreendedorismo para quem não está inserido no mercado de trabalho, principalmente, no caso de mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, a vertente também irá atuar no fortalecimento das organizações, como associação comercial e sindicato rural, de modo a fomentar o empreendedorismo e formar uma rede de apoio. Com esse trabalho, a proposta é combater a vulnerabilidade social e trazer mais qualidade de vida para a população, além de fomentar a geração de emprego no município e a promoção do desenvolvimento.
Acesse o link bit.ly/AgendaEstrategicaSonora e confira todas as ações que irão auxiliar a dinamizar a economia e aumentar a competitividade do município. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/MS no número 0800 570 0800 ou através do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.