Agricultores realizam entrega de alimentos para merenda escolar em Maracaju

/ / Maracaju

Maracaju aposta na compra da agricultura familiar como uma das estratégias para promover o desenvolvimento local. Nesse sentido, o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura Municipal e o Sebrae/MS, oportunizou a capacitação técnica e ferramentas de gestão para a produção dos agricultores que agora já entregam alimentos de qualidade para a merenda escolar, beneficiando os alunos com produtos frescos.

As entregas garantem refeições de muitos estudantes da rede municipal de ensino. “Uma alimentação equilibrada e de qualidade contribui para a aprendizagem dos alunos. É um investimento que vai além da escola porque também estimula a geração de renda para famílias da Comunidade Rural Quilombola ‘São Miguel’”, disse o diretor do Departamento Agropecuário da Prefeitura de Maracaju e também coordenador do Programa Maracaju Forte no Campo, Eloar Castelaci.

O diretor visita a Comunidade duas vezes por semana, dando assistência e incentivando o engajamento nas ações. Ele destaca que foram realizadas diversas melhorias nas estradas, a obtenção de equipamentos para o quilombo, além de várias capacitações. Cada produtor testou várias culturas, plantou uma diversidade de hortaliças, frutas e ervas e, a partir disso, identificou sua aptidão e o produto a cultivar.

Ao todo são 65 famílias e mais de 200 moradores no Quilombo. “Os produtores passaram a entender seu papel como empreendedores e, principalmente, assumiram seu protagonismo, estão mais fortes, conscientes de suas ações e de quanto é importante a união e a integração”, avaliou o diretor da agricultura familiar do município.

Cidade Empreendedora

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do Cidade Empreendedora e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou ainda pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

 

Por: Nayara Tiago