Agricultura familiar é eixo eleito pela população de Figueirão no Cidade Empreendedora

/ / Figueirão

A população de Figueirão elegeu a Agricultura Familiar como eixo prioritário do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS e pela Prefeitura Municipal, e que contará com o envolvimento de todo cidadão interessado em participar para ter sucesso em suas ações.

A definição saiu da oficina do Mapa de Oportunidades realizada na manhã desta sexta-feira (28) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); evento que contou com a participação de 47 pessoas, representantes de diversos segmentos da economia local – integrantes dos setores público e privado – para discutir pontos fortes e fracos do município, e oportunidades e ameaças existentes para o desenvolvimento local.

“Potencializar o que nós temos de bom é o princípio básico deste programa; saber o que realmente a gente produz e melhorar”, afirma o prefeito Rogério Rosalin. Segundo o vice-prefeito Fernando Martins, presente na ocasião, todos sairão ganhando com ações para melhorar a produção local, inclusive o comércio e turistas que, ao conhecer as riquezas da terra, vivenciarão experiências positivas consumindo alimentos produzidos com qualidade no município.

Mesmo que a Agricultura Familiar tenha sido a escolhida, a ideia é que ela sirva de base para o crescimento de outros setores mencionados na dinâmica, como, por exemplo, o Comércio e Serviços. “A meta é gerar riqueza para toda a população”, diz Fernando.

O Cidade Empreendedora está dividido em oito pilares que visam acelerar o crescimento dos municípios: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

“As ações do programa serão construídas e trabalhadas até o final de 2019; porém, criam-se estruturas, ferramentas organizacionais e um ambiente favorável que permanecerão aqui para que as próximas gestões municipais e gerações da sociedade, juntos, se beneficiem e as melhorem a cada dia”, conclui Claudio Mendonça, superintendente do Sebrae/MS.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do Cidade Empreendedora e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou ainda pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Por: Bruno Navarros