Aproximar o pequeno produtor dos programas de compra de alimentos da gestão municipal e transformar a realidade econômica com geração de renda é o objetivo da oficina de diagnóstico e planejamento de produção, realizada de 26 a 28 de fevereiro, dentro do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae em conjunto com a Prefeitura de Alcinópolis, para acelerar a economia local.
Para o produtor do município de Alcinópolis, Valdenir Coelho Lopes, a consultoria já rendeu uma grande diferença de conhecimento na forma de produção. “Foi ótima a visita e o planejamento. Antes a gente plantava e colhia bastante, mas não tinha planejamento, então nós perdíamos muito. Agora é tudo bem planejado, só temos que cuidar da lavoura”, falou.
A consultoria é voltada para os produtores que fecharam contrato de fornecimento do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Dentre as ações desenvolvidas cabe destacar a adequação entre a demanda da gestão pública e a produção local.
“Essa organização permite que o agricultor produza e entregue nos prazos, para que esse recurso chegue nessas famílias de produtores e possa criar uma renda que melhore a qualidade de vida deles”, avalia o coordenador de agronegócio do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria.
O técnico agrícola da Prefeitura de Alcinópolis, José Loreto Ribeiro, que acompanhou as visitas junto ao consultor do Sebrae Élio Sussumu, destacou que os produtores foram receptivos com a aplicação da parte técnica do planejamento.
“Todos os agricultores participaram das demais oficinas, então passaram por todo o processo. Existia uma dificuldade de plantio e escalonamento de produção, mas agora eles poderão fazer a produção corretamente e cumprir o compromisso de entrega”, comentou José Loreto. Ao todo, foram atendidos seis produtores do município.
Cidade Empreendedora
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa Cidade Empreendedora e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/
Por: Nayara Tiago