O Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Alcinópolis lançaram na noite desta terça-feira (04) o programa Cidade Empreendedora, que visa promover o desenvolvimento local por meio de um trabalho conjunto que identifica e atua com foco em eixos estratégicos da economia.
“Não temos dúvida de que esta iniciativa será um sucesso. Temos muito a ganhar com consultorias que identificarão um foco a ser seguido, seja na pecuária, na agricultura familiar, com o comércio ou o turismo”, afirma o prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva.
O evento contou com a participação 143 pessoas e apresentou a todos a palestra “Rede de Cooperação para o Desenvolvimento – A experiência do Cariri Paraibano”, ministrada por Arnaldo Júnior, ex-prefeito de Cabaceiras (PE), consultor do Sebrae e especialista em gestão pública.
Ele destacou que é preciso encontrar a vocação do município e envolver toda a população, principalmente os jovens, para que tenham oportunidades, invistam e façam a cidade crescer em vez de irem embora em busca de melhores condições de vida. “É necessário investir em políticas inovadoras e trabalhar o potencial do município para então gerar uma diferenciação em relação a outros lugares”, explica Arnaldo.
Participação da população é fundamental
Nesta quarta-feira (05), às 18h30, no Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente (CACA – Rua Galdino Flávio Moraes, 491), ocorre a Oficina Mapa de Oportunidades, para definir os pontos fortes e fracos do município, e as oportunidades e ameaças existentes para o desenvolvimento local. A capacitação é aberta a qualquer cidadão que desejar integrar essa dinâmica.
“O passo mais significativo deste programa é dado quando as pessoas de fato se apropriam das ações e tornam-se protagonistas das mudanças necessárias para o desenvolvimento local”, diz Tito Estanqueiro, diretor de operações do Sebrae/MS.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa Cidade Empreendedora e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800.
Por: Bruno Navarros