Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora
Nesta quarta-feira (30), alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Archangela Mourão Fontoura Polo, localizada Pedro Gomes, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela primeira vez no município por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura Municipal.
A Feirinha do JEPP, como é chamada ação, é o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes na temática do empreendedorismo. Neste ano, o Sebrae/MS promoveu a capacitação dos professores e, a partir disso, os alunos abordaram o assunto em sala de aula durante quatro meses.
Por meio da metodologia, o empreendedorismo é apresentado aos estudantes de acordo com o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.
De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.
Para secretária municipal de Educação de Pedro Gomes, Luiza Ferreira de Camargo, a metodologia foi uma forma de desenvolver e fomentar a criatividade e trabalho em grupo. “É muito bacana poder presenciar o sucesso dos alunos na feirinha e saber que eles reconhecem o esforço que fizeram. A iniciativa trouxe muita aprendizagem para as crianças. Acredito que os alunos vão levar essa experiência para a vida toda”, afirmou a secretária.
Segundo a professora Auxiliadora de Arruda, por meio da metodologia, os estudantes puderam adquirir novas habilidades ao abordar temáticas distintas e, além disso, também trouxe uma nova experiência para o corpo docente. “O projeto foi muito importante tanto para mim quando para os alunos, eles aprenderam como se dá o empreendedorismo e o que é trabalhar com isso. Além disso, eles desenvolveram muito bem a habilidade de trabalhar em grupo e produziram juntos desde o produto em si, até a embalagem e a etiqueta. Quando as crianças viram o resultado disso tudo pronto na feira, elas puderam perceber a importância do que fizeram”, comemorou a docente.
Para os estudantes que participaram da iniciativa, como João Victor Gomes Rodrigues, a metodologia trouxe o empreendedorismo como uma oportunidade para o futuro. “Para mim foi muito importante trabalhar com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Sou do 5° ano e desenvolvi junto com a minha professora e a minha turma o tema ‘Cores e Sabores’. Para a feira nós produzimos algumas comidas típicas aqui do município como o doce de mamão. Além disso, aprendi que por meio do empreendedorismo posso conquistar aquilo que sonho”, expôs o aluno.
Já a aluna Ana Vitória Silva de Jesus, do 3º ano do Ensino Fundamental, explicou que com o auxílio e dedicação da professora foi possível obter bons resultados. “Foi muito legal realizar o projeto, nós abordamos ervas aromáticas e fizemos diversos cheirinhos para venda na feira. Produzimos aromas para as pessoas colocarem na gaveta deixar perfumado e fizemos repelente. Eu e a minha turma conseguimos vender os nossos produtos na feirinha e foi muito bacana”, finalizou Ana Vitória.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.