Alunos de Escolas Municipais da Bataguassu expõem produtos desenvolvidos em sala de aula

/ / Bataguassu

Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Marechal Rondon Polo, Prof. Pedro Domingues de Figueiredo e Escola Municipal do Campo Prof. Maria da Conceição, localizadas em Bataguassu, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada no município por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura Municipal.

A Feirinha do JEPP, como é chamada ação, foi realizada na sexta-feira (25) e é o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes na temática do empreendedorismo. Neste ano, o Sebrae/MS promoveu a capacitação dos professores e, a partir disso, cerca de 457 alunos abordaram o assunto em sala de aula durante quatro meses.

Por meio da metodologia, o empreendedorismo é apresentado aos estudantes de acordo com o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Para Paulo de Oliveira, professor da Escola Municipal Marechal Rondon Polo, a iniciativa foi importante para unir escola e família e fomentar a valorização do empreendedorismo local. “Nós realizamos o JEPP e conseguirmos envolver os nossos alunos. Trabalhei com o tema sabores e cores e os estudantes produziram salgados, toda essa experiência proporcionou a eles um entendimento e um aprendizado a respeito da valorização do empreendedorismo”, comentou o professor.

Segundo Ana Paula Rodrigues, docente na Escola Municipal Pedro Domingues de Figueiredo, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi importante para incentivar os alunos a terem novas ideias. “O JEPP foi muito importante para os meus alunos, eles estão saindo com uma aprendizagem e um conhecimento mais rico em relação a dinheiro e trabalho em equipe. Através dessa experiência acredito que eles vão conseguir empreender e gerar a própria renda”, revelou Ana Paula.

Já para Luiz Gustavo Barbosa, aluno da Escola Municipal Pedro Domingues de Figueiredo, a metodologia foi uma forma adquirir novos conhecimentos. “Eu achei muito legal o JEPP, eu pude sentir como os meus pais se sentem, quando eu era um pouco mais novo, eu imaginava que meus pais conseguiam comprar de tudo, porque eles trabalhavam empreendendo. Depois de trabalhar com o JEPP, eu vi não é tão simples assim que precisamos trabalhar muito para conquistarmos aquilo que queremos”, finalizou o aluno.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.