Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora
Nos dias 25 e 26 de novembro, foi realizada a Feirinha do JEPP em sete Escolas Municipais de Terenos. Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez em Terenos, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Nas sete escolas de Terenos, 1.815 alunos participaram do projeto e 48 professores foram capacitados.
Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.
De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.
Entre as escolas que participaram do projeto estão a Escola Municipal Isabel Campos Widal Rodrigues, Escola Municipal Salustiano da Mota, Escola Municipal Álvaro Lopes, Escola Municipal Vilma Fatima de Assis Barreto, Escola Municipal Antônio Sandim de Rezende, Escola Municipal Jamic Polo e Escola Municipal Assentamento Campo Verde Polo.
Segundo a aluna que estuda na escola Escola Municipal Isabel de Campo Widal Rodrigues, Emanuelle Silva, a feirinha foi uma oportunidade para mostrar o resultado da metodologia. “Para a feirinha do JEPP eu produzi pipocas coloridas em embalagens sustentáveis e retornáveis e vou distribuir muda de plantas. Sobre o aprendizado em sala de aula, eu posso dizer que adquiri muitos conhecimentos, entendi como funciona uma empresa e que com uma boa administração e planejamento posso chegar ao sucesso”, disse Emanuelle.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.