Nos dias, 6, 7 e 8 de dezembro, os alunos da Escola Municipal Capitão Altino Lopes, Escola Municipal João Chaves dos Santos e Escola Municipal Dona Maria Paula de Oliveira, localizadas em Paranaíba, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela primeira vez no município por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura Municipal.
A Feirinha do JEPP, como é chamada a ação, é o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes na temática do empreendedorismo, apresentado aos estudantes de acordo com o ano que estão cursando.
A gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, responsável pelo eixo “Empreendedorismo na Escola”, que pertence ao Cidade Empreendedora, Priscila Veloso, explica que a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.
A técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Paranaíba, Maria Ângela Pereira Pedroso, salienta o impacto positivo na comunidade rural onde as escolas estão situadas, já que a realização das feirinhas conecta pessoas e agrega valor à educação. “Os alunos aprenderam na prática os conteúdos trabalhados e o conceito de empreendedorismo e o resultado está sendo surpreendente. Importante destacar que o projeto foi desenvolvido em três escolas situadas em distritos rurais e o engajamento com a comunidade onde as escolas estão inseridas foi incrível”, pontuou a docente.
Em Paranaíba, foram 329 estudantes da rede municipal de ensino contemplados com a iniciativa, que além de trabalhar o empreendedorismo com as crianças, visa auxiliá-las a desenvolver novas habilidades como bom relacionamento, comunicação, organização e planejamento. Na quarta-feira (06), os alunos da Escola Municipal Altino Lopes realizaram a “Feira dos Sonhos”, onde expuseram e comercializaram produtos como doces e biscoitos caseiros, mudas de ervas aromáticas e artesanato.
Para a coordenadora da Escola Capitão Altino Lopes, Milene Ferreira Bezerra, o mais interessante deste trabalho foi ensinar aos alunos como criar um produto desde a ideia até a finalização trabalhando conceitos como a sustentabilidade. “A gente propõe produzir algo a partir do que eles já têm, com a ideia de sustentabilidade, e a partir daí ensina a organizar e fazer a venda para no final, ver se tiveram lucro ou prejuízo. Os alunos se mantém motivados pois enxergam os resultados na prática”, analisa a coordenadora.
Aprender sobre empreendedorismo traz perspectiva de futuro aos alunos
Para os estudantes que tiveram a oportunidade de participar do JEPP, como Ana Clara de Andrade, do sétimo ano da Escola Capitão Altino Lopes, o projeto abriu horizontes e ensinou cooperação. “Foi uma experiencia diferente, nunca teve nada igual na Escola e nós tivemos que nos ajudar. Aprendemos a fazer papel reciclado, fertilizante, vimos como é feito desde a ideia até chegar na venda do produto e achei muito proveitoso”, relatou a aluna.
Na quinta-feira (07) foi a vez dos alunos da Escola Municipal João Chaves dos Santos testarem e comercializarem os produtos criados por meio do JEPP. Na ocasião, a diretora da Escola, Cristiane Busch Zupirolli Félix, ressaltou a importância do projeto para a comunidade ao fortalecer o ambiente de aprendizagem e a perspectiva de futuro dos alunos.
“Gostei muito do projeto, pois além de inovador transforma a visão do pessoal do campo, mostrando a eles desde cedo que podem se tornar empreendedores e progredir em seu futuro. Esta mudança de mentalidade transforma vidas e trará prosperidade a eles”, avaliou a diretora.
Uma das alunas impactada pela ação realizada na Escola é Dafne Cristina Evangelista, da oitava série “Participei do projeto JEPP pela primeira vez e foi muito bom, aprendi a trabalhar junto com os colegas, e sei que no futuro posso ser uma empreendedora e ter meu próprio estabelecimento, ajudar a mim e outras pessoas”, relatou. A mesma vontade surgiu na colega Gabriela Amarante de Souza, também da oitava série “Foi muito legal. Construímos os produtos juntos e aprendi sobre como seria montar meu próprio negócio desde o começo.” conta a aluna.
Já a Escola Municipal Dona Maria Paula de Oliveira, no distrito do Alto Tamandaré teve a feirinha do JEPP na sexta-feira (08), realizada no pátio da escola com a participação de alunos e familiares. A professora Silvania Gonçalves, do segundo ano, conta que desenvolveu com os alunos a venda de temperos vindos da horta na feirinha do JEPP visando o incentivo à agricultura familiar e valorização da mão de obra rural.
“Nossos alunos são do campo, filhos de trabalhadores e pequenos produtores rurais, então trabalhamos os temperos naturais, ensinando como eles podem gerar renda com isso. Plantamos mudas e cultivamos até o dia da Feira utilizando materiais reciclados e engajando os alunos na manutenção da horta, e eles já estão ansiosos por uma nova edição do JEPP”, revelou a professora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.