Nas contratações da administração municipal deverá ser concedido tratamento diferenciado, favorecido e simplificado às microempresas, objetivando a promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito local e a maior eficiência das políticas públicas. Nesse sentido, o a Prefeitura Municipal de Anaurilândia e o Sebrae estão desenvolvendo o Programa Cidade Empreendedora, que visa acelerar a economia local.
Mais uma ação do programa foi realizada nesta quinta-feira (30) com a palestra “O poder das compras públicas e o desenvolvimento local”, ministrada pelo consultor do Sebrae de compras governamentais, Luís Celso Pivovar, que falou aos gestores públicos municipais sobre o poder de compras da prefeitura, apresentando as inovações jurídicas, o tratamento diferenciado e favorecido aos pequenos negócios nos processos licitatórios.
Para o prefeito Edson Takazono, promover o desenvolvimento local por meio das compras públicas é fundamental para elevar o patamar de crescimento econômico que o município almeja alcançar. “Em linhas gerais, a palestra serviu para mostrar a importância da capacitação da Prefeitura que faz as compras e, consequentemente, também instruir as pessoas que irão vender para que estejam devidamente regularizados de acordo com a legislação”, detalhou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Anaurilândia, Elizeu Gonçalves Muchon, também participou da palestra. “Há uma necessidade de conscientizar e preparar a Prefeitura que compra, desde o secretário, o departamento de compras e licitação, além daqueles que desejam vender para a administração municipal. A discussão de hoje mostrou que temos a possibilidade de incluir algumas ações de facilitação para comprar mais do comércio local”, declarou.
Mesmo já desenvolvendo várias ações no município, o prefeito informou que nos próximos dias será definida uma data para o lançamento oficial do programa. Com duração de cerca de duas horas, a palestra contou com a presença de consultores do Sebrae/MS, secretários municipais dos setores de compras e licitação, pregoeiros, diretores de escolas, presidentes de associações, entre outros. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora apoia as prefeituras municipais a promover condições para o desenvolvimento econômico dos municípios. O papel do Sebrae, por meio do eixo de liderança empreendedora do Programa Cidade Empreendedora, é fomentar a capacidade de liderança e empreendedorismo nos gestores públicos, elevando a competência dos agentes através de capacitação, informação e participação de eventos.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/
Por: Assecom Anaurilândia/ Nayara Tiago