Encontro marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora
Nesta quarta-feira (08), foi realizada a entrega dos produtos confeccionados por estudantes de seis Escolas Municipais de Rio Verde de Mato Grosso. Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez em Rio Verde de Mato Grosso, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula.
Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.
De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.
Entre as escolas que participaram do projeto estão a Escola Municipal Polo Aurelino Ataide de Brito, Escola Municipal Crescêncio de Abreu, Escola Mariza Ferzelli, Escola Municipal José Dualibi, Escola Municipal Aurelino Ataide de Brito e Escola Municipal Dr. César Galvão.
Segundo Patricia Pereira Moisés, coordenadora pedagógica da SEMED de Rio Verde de Mato Grosso, através do projeto os alunos desenvolveram características empreendedoras. “A metodologia estimulou o comportamento empreendedor nas crianças, através de uma tempestade de ideias, rodas de conversa, organização e prática do empreendedorismo nas salas de aula. O envolvimento dos alunos foi intenso na organização e efetivação das atividades propostas. Com o conhecimento adquirido os alunos, se tornaram agentes transformadores de sua realidade e da sua comunidade”, pontuou a coordenadora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.