Realizada pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, capacitação é uma das ações do programa Cidade Empreendedora no município
Nesta quinta-feira (19), produtores da agricultura familiar de Novo Horizonte do Sul participaram de uma oficina sobre Associativismo promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Gerência Municipal de Agricultura. O encontro fez parte do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde abril deste ano.
Estiveram presentes na reunião, lideranças de duas associações e de uma cooperativa. Na data, o consultor do Sebrae/MS Saulo Meneguite expôs a importância do associativismo para o fortalecimento da agricultura familiar. De acordo com ele, as associações, geralmente, nascem por necessidade ou pelos integrantes terem um objetivo em comum e é uma ferramenta para que a comunidade cresça e se desenvolva.
Suporte para as associações
A oficina com os produtores da agricultura familiar de Novo Horizonte do Sul foi o primeiro passo para o acompanhamento que será oferecido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, no âmbito do Associativismo. Durante a execução da iniciativa no município, Saulo irá trabalhar junto às lideranças interessados com a proposta de auxiliá-las na criação de associações ou na reestruturação das já existentes.
“Foi feito um plano de ação junto à prefeitura e o trabalho é desenvolvido em três etapas. A primeira que é essa que está sendo realizada agora, inclui três palestras sobre o que o é o associativismo e de que maneira essa organização deve ser feita. Depois faremos o diagnóstico da realidade de cada assentamento e, se já houver uma Associação, identificar em que situação ela está. A partir daí, começa a consultoria personalizada que irá ajudar os produtores em cada caso. Seguem para as próximas etapas, aqueles interessados que participarem ativamente do cronograma”, esclareceu Saulo.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.