Tema foi abordado em reunião, promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal
Nessa segunda-feira (16), pequenos produtores de Jaraguari participaram de uma reunião sobre Associativismo promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. O encontro fez parte do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde março deste ano, e foi realizado na Câmara Municipal de Jaraguari.
Estiveram presentes na reunião, 27 pequenos produtores, entre presidentes e lideranças de 19 assentamentos localizados no município. Na data, o consultor do Sebrae/MS Saulo Meneguite expôs a importância do associativismo para o fortalecimento da agricultura familiar. De acordo com ele, as associações, geralmente, nascem por necessidade ou pelos integrantes terem um objetivo em comum e é uma ferramenta para que a comunidade cresça e se desenvolva.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico de Jaraguari, Ricardo Marques dos Santos, o encontro veio para explicar aos pequenos produtores porque é interessante que eles se organizem e atuem de forma conjunta. Ricardo pontua que, atualmente, há muitas associações dentro dos assentamentos, porém a maioria não é atuante, e o município quer incentivar a organização dos produtores.
“Alguns assentamentos possuem várias associações, mas percebemos que muitas não funcionam na prática por falta de representatividade e envolvimento dos membros. Nosso objetivo com a reunião foi mobilizá-los. A ideia do município é fazer com que eles se juntem e possam fazer isso com qualidade. Queremos incentivar os grupos para que eles montem associações por seguimento, como apicultura e agricultura, por exemplo. A unificação dará mais força para as categorias e irá ajudar no desenvolvimento do município”, ressaltou Ricardo.
Suporte para as associações
A reunião com os pequenos produtores de Jaraguari foi o primeiro passo para o acompanhamento que será oferecido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, no âmbito do Associativismo. Ricardo conta que o encontro foi fundamental para o início desse processo. “Foi possível fazermos um diagnóstico para identificarmos o grau de maturidade da organização dos produtores. É importante para identificar o ponto de partida do acompanhamento”, explicou o diretor de Desenvolvimento Econômico da prefeitura.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/MS, Rodrigo Sleiman, durante a execução do programa Cidade Empreendedora no município, o trabalho desenvolvido junto aos interessados será por etapas. “Essa foi a sensibilização inicial sobre a importância do associativismo, depois o tema será trabalhado em grupos e, por fim, aqueles que demonstrarem interesse e permanecerem participando, começam a receber consultorias para desenvolver a própria Associação ou reestruturar a que já existe”, esclareceu Rodrigo.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.