Aumento da competitividade e fortalecimento dos empreendedores são resultados do Cidade Empreendedora em Rio Brilhante

/ / Rio Brilhante

Com estratégias para alavancar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo Municipal é realizado em Rio Brilhante desde 2021. Em 2023 e 2024, o município integrou o ciclo Expansão da iniciativa e recebeu um pacote de soluções voltado para dinamizar a economia, o que trouxe impactos positivos para o aumento da competitividade da cidade.

Nesta segunda-feira (3), os resultados desse trabalho foram celebrados em um evento de encerramento do programa Cidade Empreendedora, realizado no Gran Murano Buffet, em Campo Grande. Na data, representando o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, o chefe de Gabinete, Humberto Ferreira, recebeu uma placa em reconhecimento ao empenho da gestão municipal para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo.

“O trabalho que foi feito foi muito bom, principalmente, em relação à comunicação com a população empresarial, além de dinamizar o nosso trabalho enquanto gestão. Nas escolas, foi feito um excelente trabalho de ensino às competências empreendedoras com as crianças, que vão crescer já entendendo um pouco mais sobre o que é ser empreendedor e como funciona o empreendedorismo. A principal mudança pode ser observada com os empresários, que antes não tinham onde procurar informação e hoje recebem esse suporte e podem fazer o seu negócio crescer”, destacou o chefe de gabinete de Rio Brilhante.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo.

“O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da administração municipal, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.

Fomento ao empreendedorismo e conexões corporativas

Desde 2021, quando o Governo Municipal aderiu ao Cidade Empreendedora, o programa atua em Rio Brilhante melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte para os empresários locais com capacitações e orientações para a melhoria da empresa. Neste sentido, foram realizados 10 mil atendimentos nesse período, alcançando cerca de 1.900 empresas distintas localizadas na cidade.

Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. De 2021 a abril de 2024, por exemplo, 1.322 novas empresas abriram na cidade. Atualmente, são 3.626 empresas ativas em Rio Brilhante.

O impacto do trabalho feito por meio do programa Cidade Empreendedora também refletiu positivamente no número de Microempreendedores Individuais (MEI). Somente no último ano, durante o ciclo Expansão, de maio 2023 a abril de 2024, o crescimento foi de 10%, em comparação ao mesmo período anterior. No total, há 1.669 MEIS ativos no município.

Dentre as ações de fomento ao empreendedorismo realizadas em Rio Brilhante, esteve um trabalho voltado aos feirantes para que pudessem ampliar as vendas, melhorar a gestão do negócio e atrair mais clientes para o local. O grupo foi atendido pelo projeto “Hoje é Dia de Feira” e recebeu capacitações gratuitas e orientação no âmbito do associativismo. Uma das iniciativas foi workshop gastronômico para a confecção de novos pratos que resultou na realização de um festival de massas.

Pelo fato de Rio Brilhante ser um município forte no agronegócio com a presença de grandes empreendimentos nessa área, o Sebrae/MS também realizou diversas iniciativas para aproximar as empresas âncoras dos pequenos negócios locais que têm potencial para tornarem-se fornecedores, com o intuito de promover o encadeamento produtivo na região e gerar renda para os empresários da cidade.

Uma dessas ações foi a entrega de um Mapa de Oportunidades para Rio Brilhante, feita em maio deste ano. O documento identifica as principais necessidades das grandes empresas presentes na região por serviços e produtos, apresentando aos empreendedores locais e a quem quer investir no município novas possibilidades de negócio.

Também no âmbito de conexões corporativas, 20 pequenos negócios de Rio Brilhante participaram do programa de qualificação de fornecedores “Raízen Desenvolve”, promovido pela Raízen e Sebrae/MS em 2022 e 2023.

 

Inovação e aumento da competitividade

 Com a execução do ciclo Expansão do programa, em 2023 e 2024, dois eixos principais escolhidos pelo município foram trabalhados: o “Cidade + Competitiva”, voltado para a área de marketing territorial, inteligência, gestão e políticas públicas, e o “Cidade Humana, Inovadora e Sustentável” com o foco em ações voltadas à inovação e sustentabilidade. O Sebrae elaborou uma Agenda Estratégica para o município composta por iniciativas que abrangeram as vertentes escolhidas.

Para trazer mais visibilidade para Rio Brilhante e tornar o município mais competitivo, uma das ações feitas na área de Marketing Territorial foi o desenvolvimento de um Branding Book Municipal com estratégias para posicionar Rio Brilhante como “A Terra dos Canaviais”. O posicionamento proposto para a cidade destaca a forte ligação do município com a produção de cana-de-açúcar, que é um pilar econômico e cultural na região e traz a força e o legado econômico do município, aliado a novas oportunidades de renda com produtos, atratividades e experiências derivados da cana-de-açúcar. Além da marca territorial, o documento traz um planejamento com ferramentas para promover o enraizamento desse conceito na cidade a partir de ações voltadas ao encantamento, experiências e comunicação.

Já no âmbito da inovação e sustentabilidade foram realizadas várias capacitações aos pequenos empreendedores locais para que pudessem melhorar processos e utilizar as novas tecnologias a favor do negócio. Também foi feito um trabalho em conjunto com o Governo Municipal no sentido de transformar Rio Brilhante em um ambiente mais propício à inovação.

Gestão pública e melhoria do ambiente de negócios

Mais do que apoiar os empreendedores locais, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores municipais para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população. Isso possibilitou, por exemplo, maior celeridade para a abertura de empresas no município.

Com a execução de um plano de desburocratização, o Governo Municipal integrou o sistema tributário licenciado pela administração pública com a RedeSim para automatização do registro de empresas. Outra mudança foi a revisão dos processos e a implantação da nota fiscal premiada. As melhorias possibilitaram a redução de 61% no tempo médio de abertura de empresas, atualmente, o procedimento é feito em 14h.

Já na área de Compras Públicas, a equipe também recebeu consultoria especializada para tornar o processo mais célere e eficiente e conhecer as estratégias que podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006.

Também foi feito um trabalho no âmbito das compras públicas rurais, para auxiliar o município a adquirir mais itens dos produtores da agricultura familiar via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além de dar suporte aos servidores municipais, os produtores locais também foram acompanhados, em 2021 e 2022, por uma consultoria especializada voltada para o aumento da qualidade dos produtos oferecidos e organização do planejamento de produção de acordo com a necessidade do mercado.

Agricultura familiar recebeu suporte para que pudesse melhorar a qualidade dos produtos

Em 2024, o acompanhamento continua por meio do Programa Ali Rural. Ao todo, 27 produtores dos Assentamentos Margarida Alves, Tererê e São Judas recebem suporte para o melhoramento da produção na área de hortaliças. Com esse apoio, em abril, a nova chamada pública lançada pelo município renovou os contratos, mantendo o número de produtores fornecedores, com o investimento de R$ 638.921,38 em aquisição de alimentos.

Cultura empreendedora

Mais uma iniciativa desenvolvida em Rio Brilhante foi o fomento a uma cultura empreendedora nas escolas. Por meio do programa Cidade Empreendedora, cerca de 8 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com soluções que abordam competências empreendedoras, de 2021 a 2023. Nesse período, professores foram capacitados para a abordagem do tema em sala de aula, de modo a trabalhar o empreendedorismo como possibilidade de carreira, além de ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades como bom relacionamento, trabalho em equipe, comunicação e planejamento.

Uma das ações promovidas foi a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do Ensino Fundamental. Em 2023, o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino foi reconhecido pelo Sebrae/MS, quando seis escolas municipais de Rio Brilhante foram premiadas com a Chancela de Educação Empreendedora pelo alto grau de implementação de metodologias voltadas ao empreendedorismo.

Outra ação de destaque no município foi o projeto Recicla Brilhante, aplicado no Centro Educacional Criança Esperança VI, em 2021 e 2022. Rio Brilhante foi a primeira cidade a implementar a iniciativa em Mato Grosso do Sul e se destacou por contemplar 250 estudantes e beneficiar 16 produtores da agricultura familiar.

Por meio do projeto, estudante trocam materiais recicláveis por ‘brilhantinhos’ e, com a moeda social, podem adquirir alimentos saudáveis na feira da cidade. O valor dos alimentos fornecidos para as crianças foi repassado para os produtores pelo Sicredi e o material reciclável arrecadado foi doado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Brilhante (ACAMARE).

O trabalho desenvolvido por Rio Brilhante no âmbito da educação empreendedora já foi reconhecido pelo Sebrae, em âmbito estadual, por dois anos consecutivos, em 2022 e 2023, quando o município foi o vencedor da categoria “Empreendedorismo na escola” do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, por conta de projetos desenvolvidos na área. Em 2023, o projeto vencedor foi “Feira de Empreendedorismo, Ciência, Arte e Tecnologia (FECAT)” e em 2022 foi “Recicla Brilhante”.

Mais detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidos pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.