Bataguassu amplia presença de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar

/ / Bataguassu

Para expandir a presença dos alimentos in natura nas unidades escolares do município, Bataguassu apostou na aquisição dos produtos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em 2019, participaram da chamada pública do PNAE 20 produtores, resultantes de compras no valor de R$ 144.145,25.

O acesso dos pequenos produtores nas compras públicas fortalece a economia local e cria a oportunidade de um novo mercado, bem como a valorização da produção local, o incentivo ao associativismo, a valorização da cultura local, geração de emprego e renda. Nesse contexto, o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura Municipal e o Sebrae/MS, tem promovido o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.

Vale destacar que, durante o decorrer do programa, foram desenvolvidas diversas oficinas voltadas para os gestores públicos municipais de diversos segmentos para a promoção da alimentação escolar, inclusão social e econômica do homem no campo por meio de políticas públicas e a promoção do desenvolvimento local sustentável, por meio da agricultura familiar local.

Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu

Os produtores interessados em fornecer para a Prefeitura também passaram por várias oficinas. Eles receberam ainda a visita do consultor do Sebrae/MS, Élio Sussumu, para planejar a produção de acordo com os produtos a serem fornecidos para a Prefeitura, buscando a regularidade no fornecimento, evitando desperdício e diminuição dos custos de produção, uma vez que há uma programação de quantidade e prazo planejado para entrega.

Produção x cardápio

A elaboração do cardápio deve ser feita de modo a promover hábitos alimentares saudáveis, respeitando os costumes alimentares da localidade, sua vocação agrícola e a preferência por produtos básicos, dando prioridade aos alimentos in natura.

O produtor Gilberto Benitez de Souza destaca que o ajuste da demanda de acordo com o cardápio da escola e a produção é fundamental para a previsão das entregas. “O planejamento facilita a organização das hortaliças que temos que entregar durante o ano”, afirmou.

Os alimentos mais adquiridos pelas escolas são as frutas acerola, banana, maracujá e laranja, seguidas de leguminosas e verduras, como alface crespa, abóbora, cenoura, tomate e rúcula. O pão de leite também é um dos produtos comprados diretamente da agricultura familiar, bem como o feijão de corda.

Cidade Empreendedora

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do Cidade Empreendedora e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou ainda pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

 

Por: Nayara Tiago