Bataguassu atrai investimentos e deve gerar mais de 600 empregos até o final do ano

/ / Bataguassu

De olho na aceleração da economia local, com o Polo Empresarial no município de Bataguassu, a Prefeitura Municipal desenvolve políticas públicas para incentivar as atividades econômicas da cidade, com projetos voltados para o fortalecimento dos setores comercial, industrial e social, fomentando a geração de emprego e renda, além de estimular investidores.

De acordo com informações da Prefeitura, até o momento, quase todos os 60 lotes disponíveis para concessão de direito real de uso das áreas de aproximadamente 2 mil m² cada estão em fase análise para o posterior repasse as empresas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Nilo José Perlin, a expectativa é chegar ao final de 2019 com mais de 600 empregos diretos nesse parque empresarial.

A Benco Aço já está operando no município 

Dentro dessa lógica, o município trabalha para formar e fortalecer uma rede que gere bons empregos e mudança nas formas de trabalho. “Para isso apostamos na atração de empresas, a oferta de terraplanagem do terreno, a programação de cursos de qualificação de mão de obra”, afirma Nilo José Perlin. Ele disse que já opera no local, a filial da empresa Benco Aço, que atua na comercialização de aços e telhas metálicas e oferta até o momento cinco empregos diretos.

E a lista de empresas instaladas ou que estão em fase de instalação prossegue gerando emprego e renda na cidade. Prova disso são as empresas que estão em fase de tramitação documental para etapa de instalação como a filial da Regenfer; Fampav Concreteira; Frigobata; Serpentário Garvil; Araujo Pescados e Concrevit. No Distrito de Nova Porto XV, está em processo de licitação a concessão de direito de uso real de um terreno para a instalação de uma empresa de esquadrias de alumínio, além do Frigorífico Best Fish Nova Porto XV, que também está em fase de implantação.

No ramo da hidroponia há 15 anos, o proprietário da horta Ouroeste, Rafael Torres, que chegou em Bataguassu em 2014 também aproveitou a oportunidade da cessão de áreas municipais e transferiu seu empreendimento de uma área locada para o Polo Empresarial.

Segundo ele, já faz um ano que a horta funciona no novo espaço e que mantém sua produção de 200 sacolas/dia de hortaliças, abastecendo o mercado local e feiras livres; e empregando atualmente três pessoas no estabelecimento.

Fortalecimento

Com a injeção de investimentos na atração das empresas, o município atraiu empreendimentos que criam uma diversificação do ambiente de negócios com a chegada, por exemplo, de uma empresa que fabrica produtos por meio da transformação dos resíduos industriais de outras empresas instaladas no próprio núcleo. Bataguassu terá ainda no Polo Empresarial um serpentário, que permitirá a visitação pública e também deve servir como centro de pesquisa.

O Programa Municipal de Desenvolvimento de Bataguassu (Prodebata) foi criado pela Prefeitura com a finalidade de oferecer incentivos fiscais municipais. Com esse decreto, o município passa a incentivar também o deslocamento das empresas instalados no centro que, muitas vezes, pagam aluguel e terão a oportunidade de se deslocar para o Polo Empresarial e se estabelecer em área própria, cedida pela Prefeitura.

O programa tem ações para fomentar financiamentos para infraestrutura, equipamentos e veículos junto ao FCO, além de estabelecer parcerias com investidores e instituições de ensino para capacitação de mão de obra. Além da localização geográfica privilegiada, Bataguassu é impulsionada economicamente pela pecuária extensiva, está localizada a uma distância de 32 km do Estado de São Paulo, 675 km de distância da Capital paulistana e a 341 km de Campo Grande.

A Prefeitura Municipal de Bataguassu está atuando com foco em políticas públicas que aceleram o desenvolvimento da economia, por meio do Programa Cidade Empreendedora, realizado em parceria com o Sebrae/MS, fortalecendo oito pontos chave de acordo com o potencial de cada município: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Para potencializar o mercado econômico, o Sebrae/MS em parceria com o município já realizou diversas atividades como o Encontro de Empreendedores que abordou os pontos fortes da cidade e as possibilidades de investimento e projetos que visam a organização da infraestrutura, bem como a geração de emprego através da atração de empreendimentos. Outras ações também estão em desenvolvimento com foco nos eixos estratégicos da economia.

Na avaliação do prefeito do município, Pedro Arlei Caravina, apesar de contar com uma logística favorável, uma vez que a cidade fica localizada no corredor rodoviário às margens da BR-267 e próximo à divisa com o Estado de São Paulo, foi necessário viabilizar investimentos, principalmente, na área de infraestrutura para organizar a cidade, permitindo a atração de investidores.

“O momento é de franco desenvolvimento. As obras executadas como pavimentações, recapeamentos, ampliação e estruturação dos equipamentos de saúde, educação, cultura, lazer, dentro de um planejamento ordenado deram uma cara nova à cidade. Hoje podemos apresentar uma Bataguassu mais atrativa”, pontuou ele, salientando que as facilidades oferecidas para instalação nas áreas do Polo Empresarial como incentivos fiscais do município e do Estado; e abatimento de impostos também tem atraído os empresários.

 

Por: Nayara Tiago