O município de Bataguassu, distante de 341 km da capital sul-mato-grossense, na divisa com o Estado de São Paulo, localizado a 675 km da capital paulistana, irá investir mais de R$ 50 milhões com o objetivo de fomentar o turismo local e melhorar o ambiente de negócios local, favorecendo o desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico.
Dentre as obras, principalmente na área de desenvolvimento econômico e meio ambiente, o município terá disponibilizada verba para ampliação da rede de esgoto existente, a criação e instalação do Parque Ecológico as margens do córrego Guassu, o Píer turístico no Distrito de Nova Porto XV e também o Píer em Bataguassu.
A revitalização da Avenida Porto XV, entre passeios e jardins, a revitalização das Praças da Assembleia e Praça Central do Distrito da Nova Porto XV, a implantação e instalação do Projeto tanque-redes no Distrito da Nova Porto XV, a reforma e ampliação do centro municipal de triagem e reciclagem de resíduos sólidos produzidos no município são algumas das demais obras previstas para Bataguassu.
Na área de infraestrutura, a cidade terá disponibilizada verba para a instalação do Pórtico de Entrada de Bataguassu, bem como a construção da sede do Procon municipal, além da pavimentação e iluminação do Parque Empresarial de Bataguassu. A cidade vem empenhando esforços na busca de novos investidores para promover a geração de emprego e renda.
Nesse propósito, a Prefeitura Municipal em parceria com o Sebrae/MS, desenvolve o Programa Cidade Empreendedora, que visa a identificação e implementação de ações que promovam melhorias no ambiente de negócios local, permitindo, dessa forma, direcionar de forma mais eficiente o uso dos recursos, principalmente, no que diz respeito ao mercado do turismo, eixo priorizado pela gestão pública para destacar o seu potencial.
“Nossa cidade é promissora, organizada, está em pleno desenvolvimento e queremos avançar ainda mais, oportunizando a consolidação de pequenas, médias e grandes empresas já existentes e criar um ambiente favorável a novos empreendimentos, transformando nosso município em protagonista no Estado de Mato Grosso do Sul no quesito qualidade de vida da população”, disse o prefeito Pedro Arlei Caravina.
A cidade de Bataguassu, para quem vem do estado de São Paulo, é considerada o Portal de Entrada no Estado de Mato Grosso do Sul. Entre os pontos positivos identificados no Cidade Empreendedora que tornam o município vantajoso para acelerar o desenvolvimento do turismo e pesca, destacam-se a boa infraestrutura, bem como a localização geográfica, além de grande fluxo de pessoas em trânsito, disponibilidade de mão de obra, belezas naturais, trabalho artesanal utilizando a argila, além das festas tradicionais.
Por: Nayara Tiago