A merendeira Sara Ramirez Aragão, com a receita “Bobó Nutritivo”, ficou em primeiro lugar na disputa da etapa municipal do Super Chef Merendeiras de Miranda. Promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, a competição tem o propósito de valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de fomentar o empreendedorismo no campo, pois incentiva a confecção de receitas que incluam alimentos saudáveis, oriundos da agricultura familiar.
Em Miranda, a competição ocorreu nos dias 8 e 9 de maio. Na quarta-feira (8), 15 merendeiras participaram de um workshop culinário onde aprenderam técnicas de como utilizar o maior número de itens da agricultura familiar, como leguminosas e folhagens em suas receitas, a fim de que os pratos fiquem mais nutritivos e sejam atrativos aos estudantes. O workshop foi ministrado pelo consultor do Sebrae/MS, chef Paulo Vasconcelos.
Já na quinta-feira (9), na sede da Escola Municipal Maria Henriqueta Rebua Siufi, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, as receitas inscritas foram preparadas pelas participantes e avaliadas por um corpo de jurados que selecionaram os três melhores pratos.
A merendeira Sara Ramirez, vencedora da etapa em Miranda, fala com entusiasmo sobre o prêmio. “Não imaginava participar desse concurso, mas foi uma experiência muito prazerosa para mim. Achei que não era capaz, mas agora estou animada para a próxima etapa. O que mais me surpreendeu foi aprender a fazer o “sal verde” com tudo vindo da agricultura, e também o molho de tomate feito com as verduras. Foi uma descoberta maravilhosa e agora me sinto mais capacitada para lidar com alimentos naturais” conta a vencedora, Sara Ramirez.
O consultor do Sebrae/MS, chef Paulo Vasconcelos, enfatizou a importância das técnicas ensinadas, como tinturas de folhagens para incluir mais insumos dentro da preparação das receitas para que a alimentação na escola seja adequada. “A ideia é aumentar a base nutricional dos alimentos, reduzir o desperdício e garantir uma alimentação adequada para os estudantes, especialmente para aqueles que dependem da merenda escolar como principal fonte nutricional”, salientou Paulo.
Para a nutricionista da Prefeitura Municipal, Eridiane Perin Delgado, o acesso à capacitação promovido pelo concurso aumentou a autoestima das merendeiras. “Foi gratificante ver o sorriso de cada uma ao final do curso, são mulheres muito humildes, algumas nunca fizeram um curso, então vê-las ali com o chef para que nossa merenda fique cada vez melhor foi magnífico”, ressaltou.
Além de Miranda, também participam do Super Chef Merendeiras os municípios de Aparecida do Taboado, Brasilândia, São Gabriel do Oeste, Deodápolis e Ladário. Ao todo, 135 profissionais foram inscritos pelas seis prefeituras para participarem da iniciativa. Após as etapas da competição em cada cidade, será feita a etapa estadual, prevista para maio, em Campo Grande, onde as cozinheiras vencedoras das etapas municipais terão oportunidade de apresentar seus pratos a serem avaliados por jurados, ocasião em que será eleita uma vencedora do Mato Grosso do Sul.
Conheça as receitas da etapa de Miranda
1º – Sara Ramires, da Escola CAIC – Maria Henriqueta de Rebuá com a receita Bobó Nutritivo
2º – Maria Valdirene, da Escola Municipal Roberto Paulo Almeida, com a receita Macarrão Nutritivo da tia Val
3º – Maristela Conceição, da Escola municipal 15 de outubro, com a receita Galinhada.
Mais informações sobre o Super Chef Merendeiras e o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.