Por meio do Programa Cidade Empreendedora, Ana Maria fez curso na área de panificação e vende pães e panetones no Assentamento Roda Viva
No assentamento Roda Viva, que fica a 65 quilômetros de Bandeirantes, vivem cerca de 50 famílias, entre elas a de Ana Maria Corrêa dos Santos. Mãe de três filhos, ela é natural do Paraná, mas, há 11 anos encontrou no interior de Mato Grosso do Sul uma nova casa. Atualmente, aos 54 anos, a diarista em serviços rurais encontrou na produção de pães caseiros e panetones uma oportunidade de mudar de vida. A ideia de apostar em um novo negócio para aumentar a renda veio após participar de cursos de capacitação oferecidos pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal.
Em setembro do ano passado, esteve em Bandeirantes a carreta da Panificação. A unidade móvel, equipada com maquinários de ponta, foi levada para o município através de uma parceria com o Sistema Fiems, por intermédio do Senai, e ofereceu, gratuitamente, seis opções de cursos para a população. Ana Maria considerou a oferta de capacitação como uma oportunidade única e, durante o período do curso, ia de ônibus do assentamento até Bandeirantes em busca de conhecimento.
Com as aulas, ela aprendeu a fazer panetone e outros tipos de pães. As novas técnicas possibilitaram que a empreendedora aprimorasse o desempenho na cozinha. Ana Maria aprendeu a preparar receitas ainda na infância com a mãe, ela faz salgados e produz laticínios, além de trabalhar com manejo de gado e instalação de cerca – atividades que garantem o sustento dela e de um dos filhos que possui um déficit cognitivo. “Toda minha vida trabalhei em fazenda. Sei cozinhar desde muito pequena, faço queijos e aqui onde moro instalo cercas e capino lotes”, comentou empreendedora.
Depois da capacitação, a chefe de família decidiu apostar na área da panificação e, por conta própria, resolveu adequar um espaço na casa onde mora para a produção e venda de pães, bolos e panetones. No início, Ana Maria contou apenas com a própria mão de obra para quebrar paredes e adaptar o local, porém, com o tempo, passou a receber a ajuda de outras pessoas para construir um cômodo adequado para o negócio e conseguir atender o aumento da demanda.
Apesar da dificuldade no acesso a ingredientes e a falta de maquinário, que permitiria maior produção, Ana Maria está animada com as vendas. Ela conta que os produtos se esgotaram rapidamente no final do ano passado, dentre eles, os panetones que aprendeu a fazer na capacitação e fizeram sucesso na região. Para a empreendedora o aprendizado que recebeu fez toda a diferença: “O curso do Sebrae me ajudou a conhecer novas técnicas, utilizar melhor os ingredientes, aprender a fazer novos produtos, e foi uma chance que, quando eu soube, agarrei com tudo”, expôs Ana Maria.
Capacitação itinerante oferecida pelo programa Cidade Empreendedora
O Sebrae/MS, em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, promoveu ao longo do segundo semestre de 2021, cursos em diversas áreas que levaram capacitação a 22 municípios do Estado que integram o programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com as prefeituras municipais para o desenvolvimento da economia local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.
Por meio da parceria, foram disponibilizadas nas cidades carretas equipadas e preparadas para o atendimento ao público, que ofertaram cursos gratuitos para a população. Com esta ação, o município de Bandeirantes recebeu, no ano passado, além da carreta de Panificação, as unidades móveis de Transformação Digital, Informática e Construção Civil.
A capacitação itinerante foi retomada em fevereiro deste ano, e, a previsão é que, durante o primeiro semestre deste ano, seja levada para o município novamente a carreta de Panificação, além das unidades móveis de Costura e Automotiva. Os cursos variam de 4 a 8 horas/aula e será emitido certificado para os participantes.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site oficial.