Capacitação sobre liderança é ministrada pelo Sebrae/MS a gestores públicos e representantes de classe de Jaraguari

/ / Jaraguari

Capacitação realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executada em parceria com a Prefeitura Municipal, visa formar líderes que fomentem o desenvolvimento local

Por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaraguari, o Sebrae/MS promoveu para gestores públicos e representantes de classe, como presidentes da Associação Comercial e Sindicato Rural, uma formação no âmbito da liderança voltada para auxiliar na melhoria da atuação dos participantes enquanto dirigentes de equipes, além de promover a conexão desses atores em prol do desenvolvimento do município.

A metodologia “Leme da Liderança Cívica” teve início em maio e encerrou-se nessa quarta-feira (14), com a aplicação da último módulo e entrega de certificados. Ao todo, foram realizadas quatro etapas de formação, que apresentaram ao público os processos de liderança e o impacto deles nos resultados obtidos, além de estratégias de atuação para fortalecer a gestão participativa, colocando o líder no papel de agente articulador com potencial para catalisar mudanças na comunidade onde vive.

Conhecimento para a administração de conflitos e instrumentos capazes de auxiliar o líder no planejamento e definição de estratégias para a implementação de melhorias também foram outros pontos abordados pela capacitação. De acordo com o gestor do Polo de Liderança do Sebrae/MS, Danilo Azevedo, o curso teve o propósito de formar líderes engajados e, com essa melhoria na atuação dos servidores e representantes de classe, promover mudanças significativas no local onde vivem, envolvendo a comunidade e fomentando o desenvolvimento local.

Curso trabalhou diferentes aspectos da liderança por meio de dinâmicas

“Para que tenhamos cidades desenvolvidas precisamos de empreendedores visionários e líderes cívicos. Neste conceito se incluem os prefeitos, gestores públicos e lideranças locais, que trabalhem juntos em prol do benefício de todos, então, a formação teve o propósito de levar esse conhecimento para que eles aprimorem as habilidades que possuem e se engajem em causas capazes de transformar o contexto socioeconômico de onde vivem”, pontuou Azevedo.

Quem participou da capacitação como o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Kleber Oliveira da Costa, reforçou a importância da metodologia para a evolução dos líderes e melhoria do ambiente de trabalho. “Achei a capacitação importante tanto para o desenvolvimento profissional quanto para o pessoal. Aprendi duas questões que irão me ajudar muito: uma delas é ouvir mais as pessoas e estabelecer diálogos construtivos, e a segunda é a quebra de paradigmas, entendendo que receber a opinião de alguém sobre o meu trabalho é algo positivo, pois, podemos transformar críticas em algo construtivo. O curso sobre liderança salienta justamente isso, melhorar seu trabalho com o apoio de outras pessoas, porque isso vai refletir na sociedade”, destacou o secretário.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico que atua na Prefeitura Municipal, Ricardo Marques dos Santos, a capacitação foi uma oportunidade única para os participantes, pois permitiu que todos compreendessem o perfil de liderança que melhor se encaixam e os pontos que podem melhorar.

“Foi a primeira capacitação nesse sentido que tivemos no município e foi muito importante para que nós nos tornemos, de fato, um agente de transformação. Compreender nosso perfil enquanto líder, ajuda na melhoria da nossa comunicação e isso permite estabelecer um diálogo mais assertivo com as pessoas. A importância desse tipo de conhecimento é refletida em vários âmbitos de hierarquia, o que traz uma qualidade na gestão e no relacionamento entre as pessoas. Com a capacitação, os participantes puderam ter mais empatia, compreender o trabalho do outro e a relevância de caminharmos juntos para o desenvolvimento do nosso município”, comentou Ricardo.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Jaraguari, Jonas de Almeida Batista, a capacitação contribuiu muito para o desenvolvimento de novas habilidades e formas de atuar em conjunto. “O principal benefício relacionado a esse curso é a gestão de pessoas, a liderança é fundamental para resolução de problemas e criação de soluções mais eficientes. O curso de liderança me permitiu lidar melhor com os problemas, analisar de forma mais assertiva, buscando melhorar as entregas à minha comunidade. Com o curso consegui evoluir habilidades de liderança e estratégia, com o objetivo de conduzir a equipe a planejar e melhorar as ações voltadas ao coletivo”, expôs o presidente.

Capacitação contou com quatro módulos e trabalhou diferentes tipos de liderança

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Além de apoiar os empreendedores para que eles possam se fortalecer e atuar na melhoria do ambiente de negócios, o programa também possui como vertente de trabalho a formação de gestores públicos, de modo a auxiliar a gestão municipal a tornar os processos mais céleres e eficientes, além de implementar inovações.

A atuação também se estende ao fortalecimento das entidades de classe, como Sindicatos Rurais e Associações Comerciais, com a proposta de fomentar ações conjuntas em prol da transformação socioeconômica. Nesse contexto, a Liderança e é um dos eixos trabalhados pelo programa com iniciativas voltadas para estimular a formação de líderes engajados que consigam melhorar o perfil que possuem e atuem para mobilizar pessoas e despertar o potencial delas para atuação em conjunta em prol do desenvolvimento de toda a comunidade e, consequentemente, do município. O Leme da Liderança Cívica é uma das capacitações levadas para os municípios que possuem esse propósito.

Atualmente são 37 municípios em Mato Grosso do Sul que integram o programa Cidade Empreendedora e recebem iniciativas no âmbito da liderança: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.