Chapadão do Sul caminha rumo ao desenvolvimento local com ações do Cidade Empreendedora

/ / Chapadão do Sul

Para melhorar o desenvolvimento da cidade e o ambiente de negócios, Chapadão do Sul aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal, desde julho do ano passado e já recebeu capacitações, reuniões de desburocratização de processos, e elegeu o eixo comércio e serviços como prioritário.

Durante reunião, realizada nesta quinta-feira (14), a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, apresentou para todos os envolvidos no PDE (Plano de Desenvolvimento Econômico), o resultado das atividades realizadas em 2018 e o plano de ações para este ano.

“Ao longo do ano passado, diversas ações foram realizadas em oito pontos chaves para desenvolver o município, desde educação empreendedora, que leva o empreendedorismo para a sala de aula, até a desburocratização para facilitar a abertura de empresas, onde o contador consegue colocar toda a documentação no site da prefeitura e emitir o alvará, agiliza o processo e isso é uma novidade em Chapadão do Sul”, pontuou.

Luzicarla também ressaltou as ações desenvolvidas dentro do eixo de pequenos negócios, levando capacitação, consultoria e orientação aos empresários locais. Ela comentou que uma série de ações estão previstas em 2019 para o comércio, que é o eixo escolhido para ser desenvolvido na cidade.

O Prefeito de Chapadão do Sul João Carlos Krug, destacou que o programa contribui para que a gestão municipal caminhe para se destacar como Cidade Empreendedora e ofereça cada vez mais melhores condições de vida para a sociedade. “Na oportunidade, tivemos a apresentação dos trabalhados realizados até então e caminhamos no rumo ao desenvolvimento do município, estimulando o desenvolvimento de pequenos negócios”, afirmou ele, destacando que a próxima reunião com os coordenadores será no dia 26.

Ações

Dentro do Mapa de Oportunidades, os consultores do Sebrae realizaram um levantamento dos dados demográficos e socioeconômicos da região; estudo coletado junto a fontes oficiais, além de promover uma pesquisa – por meio de formulários e entrevistas – com uma mostra da população, para saber a percepção da sociedade sobre a realidade local e também analisar os principais hábitos de consumo.

Essas informações são compiladas e apresentadas na Oficina do Mapa de Oportunidades, que contou com 80 pesquisas de campo realizadas, com mais de 160 participantes durante o processo. Consolidadas as informações, definiu-se como eixo prioritário comércio e serviços, que representa a vocação da cidade e será um guia que potencializará os negócios gerando benefícios para a economia local.

Atuando no pilar de Desburocratização, o programa promoveu três reuniões no município para ajustar a integração da base de dados da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) e Receita com o município por meio da Rede Simples, simplificando e tornando o processo mais ágil para os empresários.

Sala do Empreendedor

Visando conectar o empreendedor à gestão municipal, estimular a regularização de negócios, facilitar a abertura de empresas e oferecer serviços ao Microempreendedor Individual (MEI), a Sala do Empreendedor, também é um dos focos do Cidade Empreendedora, que recebeu o seu diagnóstico de maturidade no município; e contou ainda com reuniões de planejamento e orientação, além de capacitação de atendentes e atendimentos regulares, consultoria de gestão financeira e integração da sala com demais setores estratégicos do município.

Para desenvolver os negócios locais, o Sebrae/MS prestou consultoria para mais de 300 empresas e realizou 600 atendimentos no “Negócio a Negócio”. Também foram realizados cursos e palestras para 164 empresas, atendendo um público de 469 pessoas.

Desenvolvimento local

Dentre as ações no eixo Compras Locais, o Sebrae/MS promoveu cursos e oficinas com mais de 60 participantes, além de elaborar um plano de compras. Nesse sentido, também foram realizadas oficinas de projetos e compras públicas. O município possui duas chamadas públicas em andamento e foram definidas novas chamadas.

Já para fortalecer a Liderança empreendedora no município, o Sebrae promoveu a oficina de boas práticas Imprensa e Mídias Sociais e ainda levou os agentes de desenvolvimento para um Encontro na Chapada dos Guimarães/MT. Além disso, foi promovida uma consultoria para inscrição no Prêmio Sebrae Prefeito.

O município também recebeu capacitou 39 professores e orientadores para aplicação do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e a capacitação Crescendo e Empreendendo que contou com 15 participantes; além do Jovem Empreendedor no Campo com 89 participantes, bem como eventos executados na cidade com ênfase na educação empreendedora.

Em agosto do ano passado, o Sebrae/MS e a Prefeitura de Chapadão do Sul promoveram uma oficina do Plano de Desenvolvimento Econômico para o setor de Comércio e Serviços do município, validado pelo Prefeito e pelos parceiros. Mais de 240 pessoas foram envolvidas na construção do PDE. O lançamento do PDE para a sociedade contou com presença de mais 80 pessoas.

Em 2019, o Cidade Empreendedora prevê a realização de cursos como: Como a Internet pode alavancar o seu negócio (18 a 21/02); Oficina de planejamento das datas promocionais e comemorativas para o comércio (14 e 21/03); Palestra Magna (16/04); Curso – Líder Coach (10 e 11/06 – 01 e 02/07); Oficina E Diagnósticos – Eficiência Energética (08 e 09/07); Startup Weekend (16 a 18/08); Bootcamp (17 a 19/09) e o Curso – Como Melhorar O Visual Da Sua Loja (21 a 24/10).

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora foi desenvolvido pelo Sebrae para atuar junto a prefeituras municipais em oito pontos chave que visam acelerar a economia de cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

Por: Nayara Tiago