Cidade Empreendedora: Camapuã adere ao programa do Sebrae/MS

/ / Camapuã

Iniciativa vai transformar realidade local e contribuir para retomada econômica da cidade

 

Pela primeira vez, o município de Camapuã irá participar do programa Cidade Empreendedora – iniciativa do Sebrae/MS voltada para promover a transformação da realidade local por meio do desenvolvimento econômico. A Prefeitura Municipal assinou, nesta segunda-feira (8), o contrato para início dos trabalhos.

Na data, o prefeito de Camapuã, Manoel Nery, participou da cerimônia, realizada na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande, junto com os membros do Conselho Deliberativo da instituição, com a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e com representantes de outras dez cidades do Estado que também aderiram ao programa.

De acordo com o gestor, a adesão ao Cidade Empreendedora vem para que o município possa superar os desafios e crescer ainda mais. “Nos propusemos a fazer parte do programa para que a gente possa trazer para os munícipes, principalmente, aos empreendedores de Camapuã uma injeção de ânimo, uma vez que estamos passando por um momento tão difícil, no Estado e no país, com essa questão da pandemia. Então, queremos trazer uma nova maneira de gestão para todos os cidadãos de Camapuã, ainda mais agora, em que todo mundo está com a expectativa alta de se começar um novo momento econômico em função das vacinas que estão chegando”, ressaltou Manoel Nery.

A partir da contratação do Cidade Empreendedora, Camapuã vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para a cidade com ações e práticas voltadas ao fomento da geração de emprego, renda e oportunidades de negócios. O trabalho vai ser conduzido a partir do eixo “Cidade Agro” focado no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local.

Dentre as iniciativas estão a desburocratização dos processos para a abertura e alterações de empresas; incentivos às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na Sala do Empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o programa tem uma grande relevância para a retomada econômica.

“O objetivo de muitos prefeitos é buscar novos empreendimentos para gerar empregos nos municípios. Um de nossos pontos fundamentais com o Cidade Empreendedora é mostrar que Mato Grosso do Sul tem um ambiente de negócios favorável, a somatória dos 21 municípios que aderiram ao programa irá criar um ambiente melhor para fazer investimentos. Já os empresários necessitam de uma estrutura desburocratizada, para que possam implantar as suas atividades. Queremos que ao final deste ciclo, consigamos ter benefícios diretos para os pequenos negócios, e que o setor público seja visto como desburocratizado”, pontuou Jaime.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o Cidade Empreendedora vem, principalmente, para promover o desenvolvimento das regiões. “É o maior projeto que o Sebrae está fazendo neste ano. A ideia é pegar na mão de cada um dos empreendedores e fazer o desenvolvimento acontecer. O Sebrae trabalha em duas linhas: promovendo o econômico, através de melhorias no ambiente de negócios, e a outra linha, indo até a empresa, auxiliando no sucesso deste pequeno negócio. Nosso objetivo com o Cidade Empreendedora é levar para cada um dos municípios a transformação”, enfatizou Claudio.

Nesta edição, o Cidade Empreendedora vai contemplar 21 municípios, ou seja, além de Camapuã e dos dez municípios que firmaram contrato durante a solenidade, mais dez devem aderir ao programa. Desta vez, houve um recorde de cidades interessadas — 38 munícipios se candidataram para participar da iniciativa.

Próximos passos

Em Camapuã, a execução do Cidade Empreendedora já começa amanhã (9). O programa “Sebrae na sua empresa” é o primeiro passo da iniciativa na cidade, quando agentes do Sebrae/MS vão percorrer os empreendimentos locais. A abordagem porta a porta vem para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções. Com a ação, vai ser possível mapear como estão os empreendimentos em Camapuã e ajudá-los a melhorar os negócios. O mesmo trabalho é desenvolvido nos outros dez municípios que aderiram ao programa.

Trabalho prestado

Em edições anteriores, 11 municípios de Mato Grosso do Sul já participaram do Cidade Empreendedora: Alcinópolis, Anaurilândia, Bataguassu, Brasilândia, Bodoquena, Chapadão do Sul, Figueirão, Maracaju, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Sidrolândia.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.