Cidade Empreendedora: Em oficina, prefeitura e lideranças de Terenos definem ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico

/ / Terenos

Documento elaborado, em parceria com o Sebrae, vai nortear a execução do programa na cidade

Representantes da Prefeitura Municipal de Terenos e lideranças locais do município, como membros da Associação Comercial e Empresarial da cidade, reuniram-se com a equipe do Sebrae/MS, nesta quinta-feira (20), no Centro Cultural Ramez Tebet, para estabelecer ações de melhorias para a cidade. Por conta dos protocolos de biossegurança, o encontro foi restrito a poucos participantes.

Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do programa município com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Valdecir Batista Alves, a oficina foi bastante positiva. “Graças ao trabalho de toda a equipe, conseguimos reunir pessoas relevantes para o comércio e para o agronegócio e isso permitiu que a gente tivesse representatividade e conseguíssemos chegar nas melhores ações para o nosso município e ter um produto final de ótima qualidade. Algumas iniciativas definidas, inclusive, já eram um desejo antigo, como o fomento ao turismo, que é uma atividade que demanda de poucos recursos e vai nos dar um retorno muito positivo”, pontuou o secretário.

O consultor do Sebrae, Oswaldo Baptista Neto, responsável pela oficina, esclareceu que as ações em Terenos vão ser desenvolvidas dentro de cinco eixos: agricultura familiar, turismo autoguiável, evasão de consumo, geração de emprego e atração de novos empreendimentos. De acordo com ele, a área do turismo é uma das principais, pois já existe uma cultura entre os ciclistas e motociclistas de explorarem a região.

“Queremos transformar Terenos em um polo de turismo rural. A ideia é catalogar os principais pontos e fomentar a criação de rotas turísticas voltadas para contemplação, como a estrada do ovo e da uva, por exemplo, que já são bastante visitadas por ciclistas e motociclistas. Vamos criar um mapa com esses trajetos e depois fazer a divulgação no Estado”, esclareceu Oswaldo.

Outra área que se destaca no município é a agricultura familiar. Segundo o consultor serão desenvolvidas ações para fortalecer o setor e valorizar os produtos locais. Uma delas, por exemplo, envolve um selo que identifica o que é produzido na cidade, como forma de agregar valor ao produto. Além disso, existe a proposta de estimular o reaproveitamento dos hortifrutis para a criação de subprodutos, por exemplo, é possível utilizar as frutas que não foram vendidas para a confecção de doces de compota. A estratégia vai gerar mais uma possibilidade de renda para os pequenos agricultores.

Segundo Oswaldo, percebe-se um grande envolvimento da gestão pública e das lideranças locais com as ações propostas, o que é bastante positivo. “Representantes de cooperativas, associações e outros empresários participaram da oficina, junto com o poder público, e todos estão bem motivados. Eles querem desenvolver as ações e, realmente, ajudar a transformar Terenos em uma Cidade Empreendedora. Com esse trabalho, vamos diminuir a evasão de consumo, aumentar a geração de renda e, tenho certeza, que o envolvimento de todos vai garantir o sucesso do programa no município”, concluiu Oswaldo.

 

Plano de Desenvolvimento Econômico

Durante a oficina, mais do que identificar o que é relevante para o município, também foi elencado qual tipo de trabalho é prioridade. O diálogo entre os interlocutores resultou em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e a partir dele vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico para Terenos. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando vai ser elaborado um cronograma de execução das ações.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.