Executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, programa ampliou o número de abertura de empresas na cidade e melhorou o ambiente de negócios
Fortalecimento do comércio local, fomento ao associativismo, estímulo à cultura empreendedora e melhorias dos processos da gestão municipal. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Água Clara, executado desde abril de 2022, em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.
Nesta segunda-feira (3), os resultados desse trabalho foram celebrados em um evento de encerramento do programa Cidade Empreendedora, realizado no Gran Murano Buffet, em Campo Grande. Na data, representando a prefeita de Água Clara, Gerolina da Silva Alves, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cíntia Keren Varas de Lima, recebeu uma placa em reconhecimento ao empenho da gestão municipal para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo.
“O Cidade Empreendedora foi muito positivo para a nossa cidade pois aproximou as pequenas empresas da gestão municipal e fomentou o empreendedorismo. Nossa Sala do Empreendedor passou a ser mais ativa e, além disso, também ajudou a fortalecer os empresários com a consolidação da Associação Comercial e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis”, ressalta a secretária.
A partir do programa Cidade Empreendedora, foram realizadas diversas ações em Água Clara focadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” com o foco em alavancar a economia através da transformação do desemprego em empreendedorismo. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas pelo município são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo. “O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.
Confira as principais ações desenvolvidas pelo Cidade Empreendedora em Água Clara:
Fomento ao empreendedorismo: O programa Cidade Empreendedora atua no município melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte ao pequeno empresário, fomentando a geração de emprego e renda com capacitações e orientações sobre empreendedorismo. Neste sentido, foram realizados cerca de 6 mil atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. deste número, foram alcançadas mais de 700 empresas distintas em Água Clara.
Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. Com a redução de 25% no número de empresas que deram baixa durante a execução do programa Cidade Empreendedora, de abril 2022 a abril de 2024, se comparado ao período anterior.
Também foi registrada a abertura de 706 novas empresas em Água Clara durante o programa, com um aumento de 18% se comparado ao mesmo período anterior. Atualmente são 1.977 empresas ativas na cidade. O levantamento também mostra um crescimento no número de microempreendedores individuais, com um aumento 46% nas formalizações durante o Cidade Empreendedora. No total, há 788 MEIs ativos no município.
Apoio ao comércio local: O Sebrae também promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, em julho de 2023, com a participação de 200 pessoas. O evento também trouxe feira com empreendedores locais, sessão de negócios e palestras gratuitas.
Outra iniciativa promovida pelo programa Cidade Empreendedora foi o “Torre Estoque”, quando o Sebrae/MS preparou 27 empreendedores e o grupo participou de um evento com o oferecimento de produtos com descontos para a população. A ação gerou uma grande movimentação financeira na cidade, o que resultou R$ 113 mil em vendas em um único dia.
Para fortalecer o comércio local e auxiliar os empreendedores a compreenderem os benefícios do trabalho em conjunto, o Cidade Empreendedora também desenvolveu um trabalho no âmbito do associativismo. Essa atuação resultou na reativação da Associação Comercial e Empresarial de Água Clara (ACEAC) e na confecção de um planejamento estratégico para a instituição.
Além disso, no contexto do associativismo, foi feito um trabalho com catadores de materiais recicláveis que atuam no município o que também resultou na criação de uma associação. A formalização do grupo traz novas possibilidades de renda aos catadores que, agora, podem participar de licitações lançadas pela prefeitura, além de obterem um selo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para atender empresas locais.
Melhoria nas compras governamentais e desburocratização: Mais do que dar apoio ao comércio local, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores municipais para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população.
Para facilitar a abertura de empresas no município, por exemplo, o município executou um Plano de Desburocratização e está em processo de adequações para utilizar a RedeSim de forma plena, integrando todos os órgãos envolvidos na formalização de empresas do município (vigilância sanitária, meio ambiente e posturas).
A administração municipal também iniciou o processo para implementar a dispensa de atos públicos de liberação, como alvarás de localização e funcionamento, licenças sanitárias e ambientais, para Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresas de baixo risco, o que deve trazer mais dinamismo ao processo. Esse trabalho, possibilitou a redução de 82% no tempo médio de abertura de empresas no município segundo o site da RedeSim do Governo Federal. Atualmente, o procedimento é feito em média em 14h.
Já na área de Compras Públicas, a equipe também recebeu consultoria especializada para tornar o processo mais célere e eficiente e conhecer as estratégias que podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006. Além disso, o município adotou ferramentas para incentivar os empreendedores locais a participarem dos pregões, como a confecção do cronograma anual de compras que apresenta aos interessados o período em que a prefeitura adquire cada produto, possibilitando que os empresários se organizem para atender o processo licitatório.
No âmbito das compras públicas rurais, no sentido de incentivar o município a adquirir produtos de pequenos empreendedores do campo, Água Clara participou, em 2023, de uma competição entre as merendeiras que atuam na rede municipal de ensino. As participantes criaram receitas compostas por alimentos oriundos da agricultura familiar e o prato vencedor foi “Torta de batata enriquecida”, da merendeira Maria Idauva da Silva, que representou o município na etapa estadual.
Fomento à cultura empreendedora: Por meio do programa Cidade Empreendedora, cerca de 4.700 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com soluções que abordam competências empreendedoras, em 2022 e 2023.
Nesse período, professores foram capacitados para a abordagem do tema em sala de aula, de modo a trabalhar o empreendedorismo como possibilidade de carreira, além de ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades como bom relacionamento, trabalho em equipe, comunicação e planejamento. Uma das ações promovidas foi a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do ensino fundamental.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Água Clara podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.