Cidade Empreendedora promove conexões entre empresários e inclusão produtiva em Nova Alvorada do Sul

/ / Nova Alvorada do Sul

Com estratégias para alavancar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal é realizado em Nova Alvorada do Sul desde 2021. Em 2023 e 2024, o município integrou o ciclo Expansão da iniciativa e recebeu um pacote de soluções voltado para dinamizar a economia, o que trouxe impactos positivos como o fomento do encadeamento produtivo na região e à inclusão produtiva no município.

Nesta segunda-feira (3), os resultados desse trabalho foram celebrados em um evento de encerramento do programa Cidade Empreendedora, realizado no Gran Murano Buffet, em Campo Grande. Na data, o prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Peleari, recebeu uma placa em reconhecimento ao empenho para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo.

“O Cidade Empreendedora veio para criar oportunidades de desenvolvimento para o município e proporciou uma grande melhoria para gerar empregos e agregar a renda da população. O programa é estratégico para os municípios que buscam crescer e oferecer conhecimento na área comercial, aprimorando o atendimento, a gestão e o gerenciamento dos negócios locais. Por meio do Cidade Empreendedora, o Sebrae trouxe capacitação, profissionalismo e know how para os micro e pequenos empreendedores, que descobriram novos nichos de mercado e ganharam espaço em seus segmentos. O mais importante foi poder mostrar essa oportunidade de crescimento”, enalteceu o prefeito de Nova Alvorada do Sul.

 Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo.

“O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.

Fomento ao empreendedorismo

Desde 2021, o Cidade Empreendedora atua em Nova Alvorada do Sul melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte para os empresários locais com capacitações e orientações. Neste sentido, foram realizados cerca de 8 mil atendimentos nesse período, alcançando mais de 1.100 empresas distintas localizadas na cidade.

Em Nova Alvorada do Sul, grande parte do conhecimento levado ao empresário do município foi viabilizada em parceria com a Sala do Empreendedor – um espaço que oferece suporte tanto para pessoas que já empreendem quanto para quem deseja abrir o próprio negócio. Em 2024, a excelência do trabalho realizado foi reconhecida pelo Sebrae/MS e o espaço recebeu o selo Bronze de referência em atendimento ao público.

Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. Durante a execução do programa Cidade Empreendedora, de maio de 2021 a abril de 2024, 494 novas empresas foram abertas em Nova Alvorada do Sul. Atualmente, são 2.105 empresas ativas no município. O levantamento também mostra que, durante o programa, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu. Somente no último ano, de maio de 2023 a abril de 2024, houve um aumento de 10% no volume de formalizações. No total, há 1.030 MEIs ativos no município.

Encadeamento produtivo e aumento da competitividade

Com a execução do ciclo Expansão do programa, em 2023 e 2024, dois eixos principais escolhidos pelo município foram trabalhados: o “Cidade em Transformação” com o foco na promoção de conexões corporativas, conectando grandes empresas presentes na região com pequenos negócios locais, e o “Cidade Inclusiva” com o foco na promoção de geração de renda para a população seja por meio de ingresso no mercado de trabalho ou empreendedorismo. O Sebrae elaborou uma Agenda Estratégica para o município composta por iniciativas que abrangeram as vertentes escolhidas.

Nova Alvorada do Sul recebeu ações para promover geração de renda para a população, seja pela inserção no mercado de trabalho ou por meio do empreendedorismo. Uma delas foi a aplicação da Metodologia das Três Fases que capacitou mulheres atendidas pela Assistência Social do município, tanto no sentido de desenvolvimento pessoal, quanto profissional, com cursos nas áreas de culinária e beleza. Ao todo, 12 mulheres foram acompanhadas e cinco concluíram a metodologia com o recebimento de certificados e um “kit semente” para iniciar um negócio.

Outra iniciativa com esse foco que será realizada, ainda neste ano, é o evento “Empreenda Hoje”. Uma ação, em parceria com a Funtrab-MS, por meio do programa MS Qualifica, que reúne pequenos negócios do município que precisam de mão de obra qualificada com trabalhadores que estão em busca de emprego, além de levar capacitações tanto para quem quer empreender, quanto para as pessoas que buscam recolocação no mercado de trabalho.

Mais uma ação viabilizada através do programa MS Qualifica com o foco em capacitação profissional para o empreendedorismo ou recolocação no mercado de trabalho foi a realização de cursos por meio de unidades móveis de capacitação. Nova Alvorada do Sul já recebeu capacitações nas áreas de redução de desperdício, transformação digital, panificação, costura e construção civil.

Já no âmbito de conexões corporativas, as ações foram realizadas para trazer mais competitividade aos pequenos negócios locais. Uma delas foi a criação de um grupo de trabalho a partir da assinatura de um protocolo de intenções entre Sebrae e Atvos – uma das maiores empresas do país em produção de etanol. O documento foi assinado em agosto de 2023 para viabilizar o fortalecimento da cadeia produtiva. A partir dessa parceria foi criado um mapa de oportunidades e um guia de investimentos, apontando novas possibilidades de negócio para as empresas locais e oportunidades para quem deseja investir no município. A ação também promoveu três sessões de negócios, em 2023 e 2024, com a participação de cerca de 100 pequenos empreendedores.

Nesse contexto, três empresas de Nova Alvorada do Sul também participam do projeto de qualificação de fornecedores “Desenvolve MS”, executado em conjunto com a Raízen, empresa destaque no setor de bioenergia e maior produtora brasileira de etanol. A iniciativa está no segundo ciclo e é voltada para empresas localizadas na região sul do estado.

Com o foco em conexões corporativas, o Sebrae/MS também oferece para as empresas de Nova Alvorada do Sul uma consultoria voltada para a regularização fiscal, o que permite aos empreendedores locais estarem aptos para fornecer para grandes empresas. Ao todo, 34 empresas são atendidas, e ainda há 16 vagas disponíveis para empreendimentos interessados.

Também para conectar empreendedores locais com grandes empresas, o Sebrae apoiou, em 2023 e 2024, a realização da Expocanas, maior feira do setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul, realizada em Nova Alvorada do Sul. Durante o evento, foram promovidas uma sessão de negócios e uma palestra sobre empreendedorismo feminino. Outra ação com o foco no setor do agronegócio, foi a realização da Rota Rural, que capacitou cerca de 60 produtores da agricultura familiar.

Gestão pública e melhoria do ambiente de negócios

 Mais do que apoiar os empreendedores locais, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores municipais para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população. Isso possibilitou, por exemplo, maior celeridade para a abertura de empresas no município.

Com a execução de um plano de desburocratização feio pelo Sebrae para o município, a administração municipal começou a utilizar a RedeSim de forma plena, integrando todos os órgãos envolvidos na formalização de empresas do município, como vigilância sanitária e a área de meio ambiente. Além disso, o município passou a dispensar aos MEIs e empresas classificadas como atividades de baixo risco de atos públicos de liberação, como alvarás de localização e funcionamento, licenças sanitárias e ambientais, o que trouxe mais dinamismo ao processo.

A Prefeitura de Nova Alvorada do Sul também está em processo de implementação da função da viabilidade automática, quando o empresário pode consultar de forma instantânea se é permitido abrir a empresa no local que ele deseja, o que trará ainda mais agilidade ao procedimento. As mudanças possibilitaram a redução de 67% no tempo médio de abertura de empresas, atualmente, o procedimento é feito, em média, em 28h no município, segundo o site da RedeSim do Governo Federal.

O município também recebeu consultoria na área de Compras Públicas e recebeu suporte para tornar o processo de compras públicas mais célere e eficiente e, a partir desse acompanhamento, passou a aplicar estratégias para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006.

Outro ponto foi a adoção de ferramentas para incentivar os empreendedores locais a participarem dos pregões, como a confecção do cronograma anual de compras que apresenta aos interessados o período em que a prefeitura adquire cada produto e/ou serviço, possibilitando que eles se organizem para atender o processo licitatório.

Com esse suporte na área de compras públicas, Nova Alvorada do Sul foi o primeiro município do estado a usar o dispositivo do credenciamento para a contratação de mão de obra local voltado para MEIs, que, normalmente, não acessavam as licitações. A alternativa foi adotada para melhorar a eficiência dos contratos para a manutenção dos equipamentos públicos.

Denominado “MEI desenvolve”, o projeto foi reconhecido em âmbito estadual pelo Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, em 2024, na categoria “Sala do Empreendedor”. Por meio da iniciativa, ao todo, mais de dez categorias de atividades econômicas têm acesso e podem prestar serviço para a prefeitura em diversas áreas. Nesse contexto, a sala do empreendedor se consolidou como ponto de apoio, formalizando profissionais interessados e oferecendo orientações sobre o credenciamento. Atualmente, são 55 profissionais credenciados e o valor econômico gerado por meio dos editais aumentou de R$1,9 milhão, em 2021, para R$ 5,5 milhões, em 2023, um crescimento de 189%.

Outra iniciativa desenvolvida em Nova Alvorada do Sul foi o fomento a uma cultura empreendedora nas escolas. Por meio do programa Cidade Empreendedora, cerca de 5.947 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com soluções que abordam competências empreendedoras, de 2021 a 2023. Nesse período, professores foram capacitados para a abordagem do tema em sala de aula, de modo a trabalhar o empreendedorismo como possibilidade de carreira, além de ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades como bom relacionamento, trabalho em equipe, comunicação e planejamento. Uma das ações promovidas foi a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do ensino fundamental.

Mais uma ação desenvolvida no município com os estudantes, foi o projeto Recicla Verdinho que promove a educação ambiental e fomenta a agricultura familiar ao possibilitar que crianças troquem materiais recicláveis por alimentos saudáveis. Em Nova Alvorada do Sul, o projeto contou com o apoio do Sicredi e, em 2022 e 2023, e beneficiou, no total, 1.500 alunos das Escolas Municipais Adenisaldo Araújo de Rezende e Iris Brunetto. Por meio da ação, os estudantes puderam trocar itens que seriam descartados em casa por moedas sociais chamadas “verdinhos” e, com elas, adquirir hortaliças e frutas oriundas da agricultura familiar na feira da cidade. No município, os recicláveis arrecadados foram doados para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopernas) e os produtores credenciados receberão o pagamento das vendas via Sicredi.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Nova Alvorada do Sul podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.