Cidade Empreendedora promove o empreendedorismo e a economia criativa em Caarapó

/ / Caarapó

Executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, programa ampliou o número de abertura de empresas na cidade e melhorou o ambiente de negócios

Fortalecimento do comércio local, fomento ao associativismo na área da economia criativa, estímulo à cultura empreendedora nas escolas e melhorias dos processos da gestão municipal. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Caarapó, executado desde maio de 2022, em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.

Nesta segunda-feira (3), os resultados desse trabalho foram celebrados em um evento de encerramento do programa Cidade Empreendedora, realizado no Gran Murano Buffet, em Campo Grande. Na data, o prefeito de Caarapó, André Nezzi, recebeu uma placa em reconhecimento ao empenho para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo.

“O programa Cidade Empreendedora agregou muito ao nosso município, essa parceria entre a Prefeitura de Caarapó e o Sebrae gerou bons frutos. Pudemos avançar em diversos segmentos, principalmente no fomento ao empreendedorismo e proporcionar melhorias no comércio, no atendimento ao público, gerando novas oportunidades de emprego e negócios. É gratificante ver o engajamento das pessoas com as capacitações e demais iniciativas do programa Cidade Empreendedora”, contou o prefeito de Caarapó.

A partir do programa Cidade Empreendedora, foram realizadas diversas ações em Caarapó focadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” com o foco em alavancar a economia através da transformação do desemprego em empreendedorismo. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas pelo município são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo. “O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.

Confira as principais ações desenvolvidas pelo Cidade Empreendedora em Caarapó:

Apoio ao comércio local: O programa Cidade Empreendedora atua no município melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte ao pequeno empresário com capacitações e orientações sobre empreendedorismo. Neste sentido, foram realizados mais de 8.200 atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. deste número, foram alcançadas cerca de 1.400 empresas distintas em Caarapó.

O Sebrae também promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores locais e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, em julho de 2023, com a participação de mais de 180 pessoas. O evento trouxe feira com empreendedores locais, sessão de negócios e palestras gratuitas.

Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. Essa atuação fomentou o empreendedorismo no município, com uma redução de 9% no número de empresas que deram baixa em Caarapó, durante o Cidade Empreendedora, de maio de 2022 a abril de 2024.

O levantamento também mostra que o número de microempreendedores individuais cresceu 32%, se comparado ao período anterior. No total, há 1.417 MEIs ativos no município. Também foi observado um crescimento de 6% no número de empresas ativas na cidade durante o programa. Atualmente são 2.890 empreendimentos funcionando em Caarapó.

Em Caarapó, um dos principais ponto de apoio ao empresário é a Sala do Empreendedor, que oferece orientações e capacitações. Por meio do Cidade Empreendedora, o local ganhou uma nova identidade visual, além de um kit composto por notebooks e camisetas para a melhoria do serviço prestado. Em 2024, a excelência do trabalho realizado no local foi reconhecida pelo Sebrae/MS quando a Sala recebeu o selo Prata de referência em atendimento. O espaço fica na Avenida Presidente Vargas, nº465.

Fomento ao associativismo: O associativismo como uma ferramenta importante para trazer mais visibilidade aos empreendedores e auxiliá-los na conquista de novos mercados, foi outra vertente trabalhada pelo Cidade Empreendedora em Caarapó. No município, essa ação foi feita com a Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança (AAAVE) que trabalha com tecelagem, cerâmica e modelagem de biscuit e produz peças que ressaltam a cultura regional ao trazer elementos do pantanal e cerrado.

O Sebrae levou conhecimento para o grupo nas áreas de planejamento, marketing, estratégias de vendas e precificação, além da criação de um plano de ação elaborado especificamente para a AAAVE. A partir dessa iniciativa, foi criada uma logomarca que proporcionou identificação e maior visibilidade aos produtos, gerando mais renda para os artesãos.

Gestão pública e compras governamentais: Mais do que dar apoio ao comércio local, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores municipais para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população.

Na área de compras públicas, por exemplo, a equipe recebeu consultoria especializada para tornar o processo mais célere e eficiente, além de conhecer as estratégias que podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006.

Os servidores municipais também tiveram apoio para a execução de um plano de desburocratização, algo que facilitou a abertura de empresas no município para quem deseja ter um negócio. O setor foi capacitado para a melhor utilização da RedeSim – ferramenta eletrônica que possibilita ao empresário fazer o procedimento de forma on-line, sem a necessidade de apresentar documentos impressos, pois a plataforma concentra em um só lugar dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na junta comercial de Mato Grosso do Sul.

Outra estratégia adotada pelo município para facilitar o processo, foi a dispensa de licenciamento sanitário para Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresas consideradas de baixo risco. As mudanças possibilitaram a redução de 61% no tempo médio de abertura de empresas, atualmente, o procedimento é feito em 21h, segundo o site da RedeSim do Governo Federal.

Fomento à cultura empreendedora: Por meio do programa Cidade Empreendedora, cerca de 557 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com soluções que abordam competências empreendedoras, de 2022 a 2023. Nesse período, professores foram capacitados para a abordagem do tema em sala de aula, de modo a trabalhar o empreendedorismo como possibilidade de carreira, além de ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades como bom relacionamento, trabalho em equipe, comunicação e planejamento. Uma das ações promovidas foi a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do ensino fundamental.

Mais uma ação desenvolvida no município com os estudantes, foi o projeto Recicla Verdinho que promove a educação ambiental e fomenta a agricultura familiar ao possibilitar que crianças troquem materiais recicláveis por alimentos saudáveis. Em Caarapó, o projeto contou com o apoio do Sicoob e beneficiou 130 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Professor Moacir Franco em 2023. Por meio da ação, os estudantes puderam trocar itens que seriam descartados em casa por moedas sociais chamadas “verdinhos” e, com elas, adquirir hortaliças e frutas oriundas da agricultura familiar na feira da cidade. O valor dos produtos foi repassado pelo projeto aos produtores, gerando renda para as famílias que vivem no campo.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Caarapó podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.